Home Reportagens Australian Screen Editors utiliza soluções Matrox em competição entre editores de vídeo

Australian Screen Editors utiliza soluções Matrox em competição entre editores de vídeo

Por Redação

O codificador de canal duplo Monarch HDX permite que um estúdio de televisão portátil de qualidade profissional transmita conteúdo de vídeo ao vivo

A (ASE) Australian Screen Editors, uma associação dedicada à busca e reconhecimento da excelência nas artes, ciências e tecnologia de pós-produção cinematográfica e televisiva, organiza anualmente o campeonato Sydney Edit Royale, onde cinco editoras emergentes têm apenas 2h para editar e completar um vídeo musical de um minuto usando material de vídeo e música nunca antes visto.

Os editores devem demonstrar sua criatividade e velocidade usando apenas um computador Apple iMac e o software de edição que escolherem. O que está em jogo são dois ingressos para participar do prêmio anual Australian Screen Editor Awards (The Ellies) e, mais importante, a oportunidade para causar boa impressão em toda a indústria.

A ASE queria que o conteúdo da edição de vídeo do concurso fosse exibido em uma tela grande para que o público interno pudesse acompanhar o progresso de cada participante do concurso e obter informações sobre a abordagem exclusiva de cada editor perante o desafio. O mesmo conteúdo foi transmitido ao vivo para aqueles que não puderam comparecer e gravado para consumo de VOD após o evento. Para ajudar a coorganizar o próximo evento, a ASE se aproximou da Digistor, uma provedora de soluções de tecnologia e serviços para supervisionar a implementação técnica de toda a transmissão de 2h na Internet.

Configuração simples, streaming excepcional

Como ponto de partida, foi necessário um switcher para capturar as telas e o áudio dos cinco iMacs, o vídeo de uma câmera Sony PXW-X70 que filmava os participantes e o áudio do microfone do apresentador que fornecia comentários ao vivo do evento. Depois de selecionar o switcher, o próximo passo foi encontrar um dispositivo codificador confiável, de alta qualidade e baixo consumo que fosse capaz de transmitir pela Internet, gravando e exibindo os eventos do dia localmente sem problemas.

A Digistor, já familiarizada com os produtos da Matrox, contatou a Matrox Video para ajudá-lo a selecionar um codificador que atendesse às suas necessidades. O dispositivo de gravação e streaming de dois canais Matrox Monarch HDX tinha todos os recursos necessários: um design fácil de configurar, entrada para um switch, saída para um projetor, um formato compacto e a capacidade de enviar fluxos para muitas redes de entrega de conteúdo (CDNs) compatíveis, incluindo o serviço de vídeo na nuvem Digistor IBM Ustream.

O Monarch HDX tem capacidade para transmitir e/ou gravar para dois destinos separados simultaneamente, e equipado com entradas HDMI e SDI selecionáveis, ambos com sincronizadores de quadro internos para garantir operações de transmissão ininterruptas, mais do que atende às necessidades do ASE.

Usando uma conexão Ethernet, o Monarch HDX transmitiu a saída SDI do switcher (que alternava entre as seis entradas de vídeo, focando individualmente na tela de cada editor e na câmera de roaming). O dispositivo Monarch HDX foi configurado para transmitir a 1280x720p60 a Ustream, uma largura de banda baixa o suficiente para garantir que os usuários online que assistem em casa tivessem uma experiência de visualização uniforme e consistente.

O Monarch HDX gravou simultaneamente o mesmo conteúdo que seria carregado no YouTube para VOD mais tarde. A saída Monarch HDX foi conectada via HDMI a um projetor Optoma DLP, que levou o vídeo do switcher para uma tela grande e possibilitou que os membros da audiência interna também acompanhassem o serviço de transmissão ao vivo. Por conveniência, o Monarch HDX pode ser controlado e configurado usando o Centro de Comando Monarch HDX usando qualquer dispositivo na rede que suporte um aplicativo padrão de navegação na web, mas também está equipado com botões de controle diretamente na unidade para iniciar/parar a codificação.

“Em geral, o evento foi bem recebido: os concorrentes, o apresentador e o público tiveram uma ótima noite. Eu acho que qualquer um pode transmitir a partir de um dispositivo pessoal nos dias de hoje, mas Monarch HDX nos dá a capacidade de ser um estúdio de TV portátil que pode levar um programa limpo e profissional para a web. O codificador Matrox Monarch HDX foi a chave da nossa solução de streaming ao vivo para o evento Edit Royale da Australian Editors Guild. Nós certamente planejamos usar isso para configurações semelhantes no futuro”, afirma Greg Taylor, engenheiro de serviços técnicos da Digistor.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados