Home Reportagens Avid lança interface de áudio Pro Tools | Carbon

Avid lança interface de áudio Pro Tools | Carbon

Por Ricardo Batalha

A Avid traz a poderosa tecnologia HDX DSP para artistas, bandas e produtores individuais para a experiência de gravação mais rápida, suave e inspiradora

A Avid anunciou o lançamento do Pro Tools | Carbon, uma interface de áudio de nova geração que capacita artistas, bandas, engenheiros e produtores a registrar cada detalhe de cada apresentação com a maior clareza e precisão. Construído para capturar o brilho, este sistema de produção de áudio híbrido apresenta incrível qualidade de som e integração inteligente com Pro Tools, que combina o poder da CPU nativa do usuário com o desempenho incomparável da aceleração HDX DSP. O resultado é a experiência de rastreamento mais suave e inspiradora que a Avid já projetou.

Com base na herança da Avid de tornar a tecnologia de estúdio de ponta mais acessível a todos os criadores de música, o Pro Tools | Carbon traz o poder de sua tecnologia HDX para qualquer pessoa que grava e produz música.

“Com HDX DSP integrado, Pro Tools | Carbon coloca o poder de baixa latência ao seu alcance. Posso ter plug-ins AAX DSP em meus canais de rastreamento prontos e acessá-los sempre que quiser. Eu trabalho extremamente rápido, então quanto menos etapas eu precisar pensar, melhor. Pro Tools | Carbon realmente acelera o processo de gravação. Além disso, seu conversor transparente e design de pré-amplificador parecem incríveis”, comentou Darrell Thorp, engenheiro vencedor de nove Grammy Award por artistas como Foo Fighters, Radiohead e Beck.

“Com Pro Tools | Carbon, a Avid traz ferramentas e tecnologias inovadoras como HDX DSP para uma nova geração de criadores de música em todo o mundo para capturar suas melhores performances”, disse Dana Ruzicka, gerente geral de áudio da Avid. “Pro Tools | Carbon é uma solução de estúdio de projeto completa com imensa capacidade sem as complexidades que atrapalham os criadores de música. Seu HDX DSP integrado permite que os usuários gravem por meio de efeitos em tempo real, virtualmente eliminando a latência, junto com alguns dos I / O de mais alta qualidade que já fornecemos para gravar uma banda inteira e discar mixagens cue individuais de baixa latência”, completou.

O novo Pro Tools Hybrid Engine permite que os usuários levem suas CPUs ao limite ao trabalhar com instrumentos virtuais e mixagem. Ele simultaneamente permite que os usuários acessem canais de baixa latência sob demanda para gravar por meio de plug-ins AAX DSP em tempo real – com desempenho de monitoramento de latência abaixo de 1 ms. Com a capacidade de alternar facilmente um único botão do modo DSP por trilha no Pro Tools, os usuários têm a flexibilidade de simplificar seu fluxo de trabalho para gravação e mixagem, para que possam se concentrar na música que estão fazendo, não no que estão fazendo.


AAX DSP está no núcleo do Hybrid Engine e é a única arquitetura de plug-in que oferece verdadeiros recursos híbridos. O AAX DSP oferece a mesma qualidade de som em domínios de aceleração DSP nativos e HDX, permitindo que os usuários entrem e saiam do modo DSP enquanto mantêm uma qualidade de som igualmente excepcional. Isso também permite que os criadores de música desconectem facilmente o Pro Tools | Carbonize e leve sua mistura para a estrada ou colabore com outras pessoas que não têm a interface.

Apresentando conversores perfeitos, clock de resolução dupla e o design de pré-amplificador de microfone mais transparente da Avid, o Pro Tools | Carbon foi meticulosamente projetado para que, com o toque do botão de gravação, cada nuance de cada performance seja capturada com a maior profundidade, dimensão e clareza.

Pro Tools | Carbon está pronto para gravar qualquer sessão – de artistas solo a bandas completas. Com quatro saídas de fone de ouvido para enviar mixagens de monitor individuais, oito pré-amplificadores originais combinados com 16 canais de entradas ADAT e um microfone talkback integrado que você está preparado para rastrear uma banda. Pro Tools | Carbon também oferece uma conexão Ethernet super-rápida e de alta largura de banda ao computador host, que preserva a mais alta qualidade de som possível da entrada à saída, além de oferecer suporte a futuras melhorias no fluxo de trabalho.

Além disso, o Pro Tools 2020 apresenta uma nova interface de usuário com tema escuro dramático que é elegante, inspirador e mais agradável aos olhos, especialmente em condições de pouca luz. Ele também fornece novas maneiras de criar e desenvolver ideias com a capacidade de analisar áudio e renderizá-lo como notas MIDI. Para profissionais de postagem de áudio, o Pro Tools 2020 inclui integração nativa para exportar arquivos ADM para Dolby Atmos, uma nova função de clipes de espaço que permite organizar uma infinidade de clipes em uma fração do tempo e reintroduz a capacidade de devolver sessões para QuickTime formatos em macOS Catalina.

Preço e disponibilidade
Pro Tools | Carbon já está disponível em revendedores locais a partir de 3.999 dólares, que inclui uma assinatura de um ano do Pro Tools e plug-ins de parceiros altamente respeitados da Arturia, McDSP, Plugin Alliance, UVI, Native Instruments e Embody sem custo adicional.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados