Home Reportagens ‘Barbie’ recebe o prêmio de Melhor Etalonagem do ano no FilmLight Colour Awards 2023

‘Barbie’ recebe o prêmio de Melhor Etalonagem do ano no FilmLight Colour Awards 2023

Vencedores do FilmLight Colour Awards 2023 foram revelados em uma cerimônia realizada durante o EnergaCAMERIMAGE (POL)

Por Ricardo Batalha

Os prêmios FilmLight Colour Awards 2023, abertos a coloristas de qualquer plataforma de graduação, resultam da votação de um júri independente composto por reconhecidos diretores de fotografia, diretores e coloristas. Nesta edição, Lawrence Sher, ASC, atuou como diretor do júri, parabenizando os vencedores, pois são “um testemunho da importância crítica do colorista na criação cinematográfica”.

O prêmio de graduação de um longa-metragem foi para Yvan Lucas, da Company 3, por “Barbie”. Yvan trabalhou em estreita colaboração com a diretora Greta Gerwig e o diretor de fotografia Rodrigo Prieto para criar o “look Barbie”. Gerwig queria que os tons de pele em “BarbieLand” fossem mais pastel e menos saturados, mas que o restante estivesse repleto desses tons de rosa, turquesa e outras cores que se destacam: “É como o reconhecimento do trabalho de toda uma vida. Estou imensamente feliz que o trabalho de graduação de cores seja reconhecido como parte essencial na criação da aparência de um filme”, declarou Lucas.

O prêmio de etalonagem de uma série de televisão/episódio foi para o colorista independente Dirk Meier por seu trabalho com D-Facto Motion na primeira temporada de “The Pimp: No F***ing Fairytale” (OT: Luden). Meier e o diretor de fotografia Tim Kuhn se inspiraram em um vídeo musical que usava imagens documentais de uma sequência do filme de 1962, “Mondo Cane”, filmado no bairro vermelho da rua Reeperbahn. Meier desenvolveu um visual muito texturizado com uma atmosfera escura e sombria. Especialmente na versão HDR, ele trabalhou com a ampla faixa de contraste e uma paleta de cores mais ampla para criar uma sensação de época com níveis elevados de preto, enquanto garantia que as luzes de néon dos anos 80 se destacassem. Em seus agradecimentos, Meier declarou estar “muito grato e emocionado por o júri ter considerado que meu trabalho merece este prêmio”.

Os demais vencedores são Tim Masick (Company 3) na categoria de etalonagem de um anúncio, por seu trabalho para a campanha SS23 da Zara Man; Marina Starke na categoria de etalonagem de um videoclipe, por seu trabalho em “Horra” de Mayyas; e Cem Ozkilicci na categoria Spotlight (que reconhece longas-metragens de baixo orçamento) por “Possession”.

Os Colour Awards são dirigidos e organizados pela FilmLight, em colaboração com o EnergaCAMERIMAGE, e contam com o apoio de grupos internacionais proeminentes como a ASC (Sociedade Americana de Cinematógrafos), a BSC (Sociedade Britânica de Cinematógrafos), a AFC (Sociedade Francesa de Cinematógrafos), a CSI (Sociedade Internacional de Coloristas), a CNSC (Sociedade Chinesa de Cinematógrafos), a Imago (Federação Internacional de Cinematógrafos) e a Sociedade Polonesa de Cinematógrafos (PSC), entre outros.

Site relacionado: https://www.filmlightcolourawards.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

'Barbie' recebe o prêmio de Melhor Etalonagem do ano no FilmLight Colour Awards 2023 | AVAV 14/11/2023 - 13:05

[…] , 2023-11-14 01:02:49 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “‘Barbie’ recebe o prêmio de Melhor Etalonagem do ano no […]

Comentários fechados.