A nova atualização inclui efeitos visuais, animações gráficas, ferramentas de áudio adicionais, além de melhorias e recursos solicitados por editores e coloristas
A versão final do DaVinci Resolve 15, programa profissional de edição, classificação, efeitos visuais, animação gráfica e pós-produção de áudio da Blackmagic Design, já está disponível e pode ser baixada gratuitamente no site do fabricante.
Durante os últimos meses, muitos usuários participaram do desenvolvimento da versão beta, testando diferentes dinâmicas de trabalho com o programa, notificando erros e ajudando o DaVinci Resolve 15 a ser ainda mais confiável.
A nova versão do DaVinci Resolve 15 é uma atualização importante que oferece efeitos visuais e animações gráficas. Desta forma, o programa se tornou a única solução que integra esses recursos com ferramentas de edição, gradação de cores, pós-produção de áudio e colaboração entre vários usuários. Inclui um módulo para Fusion com mais de 250 funções que permitem criar composições, retocar imagens, gerar partículas, criar títulos animados e muito mais. Da mesma forma, o módulo Fairlight foi otimizado e mais de 300 melhorias solicitadas por editores e coloristas foram implementadas.
Esta solução continua a revolucionar a indústria de pós-produção audiovisual, integrando quatro aplicações de ponta em diferentes módulos dentro do mesmo programa. O módulo de edição oferece todas as ferramentas de que os editores profissionais precisam, enquanto o módulo de cores oferece recursos avançados em termos de gradação de cores.
Por sua vez, o módulo Fairlight foi especificamente projetado para pós-produção de áudio, e o novo módulo Fusion tem tudo o que é necessário para criar animações especiais e efeitos especiais com qualidade de filme. Basta um clique para alternar entre todos esses recursos. Isso proporciona ao usuário maior flexibilidade criativa, já que ele pode explorar diferentes funções e aprender a usá-las. Ao mesmo tempo, incentiva a colaboração entre diferentes artistas que podem trabalhar simultaneamente no mesmo projeto.
Graças a todas essas ferramentas, o DaVinci Resolve 15 Studio recebeu este ano o prestigioso prêmio de excelência em engenharia concedido pela HPA (Hollywood Professional Association).
O DaVinci Resolve 15 simplifica significativamente a pós-produção, uma vez que não é mais necessário importar, exportar ou transferir material audiovisual de um aplicativo para outro, nem ajustá-lo ao fazer alterações. Tudo está integrado no mesmo programa.
Pode ser usado para realizar trabalhos profissionais e tem mais recursos do que outros aplicativos não-livres. Por sua vez, a versão do DaVinci Resolve 15 Studio também oferece funções de colaboração entre vários usuários, ferramentas para conteúdo tridimensional e de realidade virtual, dezenas de filtros e efeitos adicionais, renderização simultânea ilimitada e outros recursos avançados, como redução de ruído espacial e temporário, por apenas 299 dólares. Não é necessário pagar licenças ou subscrições anuais.
“A versão beta pública do DaVinci Resolve 15 foi baixada mais vezes do que qualquer outra na história do programa, os comentários dos usuários foram incríveis, e mais editores profissionais estão adotando-a com uma velocidade nunca antes vista”, afirma Grant Petty, CEO da Blackmagic Design.
“Os usuários têm acesso a um conjunto de ferramentas de edição e corte comparáveis às de outros sistemas, a recursos avançados de gradação de cores, a uma estação de trabalho de áudio digital e agora à possibilidade de criar efeitos visuais e animações gráficas. Não apenas não se parece com nenhum outro programa disponível no mercado, mas também está redefinindo a dinâmica de trabalho profissional com múltiplos usuários em Hollywood e ao redor do mundo. Agora diferentes equipes de editores, coloristas e especialistas em efeitos sonoros e visuais podem colaborar simultaneamente no mesmo projeto usando um único aplicativo “, acrescenta.
Novas ferramentas DaVinci Resolve 15
- Melhorias na renderização de clipes com o codec H.264
- Possibilidade de registrar o nome do clipe nas imagens
- Compatibilidade com formatos de texto HTML para legendas
- Compatibilidade com modelos para títulos 2D ou 3D
- Possibilidade de modificar a extensão do subclipe a partir da linha do tempo no módulo Editar
- Novo ícone de recorte dinâmico na barra de ferramentas com opções para deslizar e mover
- Possibilidade de editar dados para automação de áudio no módulo Fairlight
- Configurações padrão e personalizadas pelo usuário nos efeitos FairlightFX
- Possibilidade de criar bibliotecas de som através dos bancos de dados DaVinci Resolve armazenados no disco local
- Possibilidade de aplicar os efeitos ResolveFX e OpenFX do módulo Fusion
- Nova opção para omitir configurações cromáticas e Fusion disponíveis em todos os módulos
- Possibilidade de copiar composições Fusion e aplicá-las a outros clipes
- Possibilidade de modificar propriedades e arquivos de recorte nos nós “MediaIn”
- Novos nós “Saver” no módulo Fusion
- Possibilidade de aplicar listras pretas em clipes no módulo Color
- Possibilidade de atribuir cores diferentes aos nós no módulo Color
- Melhorias na composição de imagens com transparências
- Melhorias no desempenho do fluxo óptico
- Maior compatibilidade DCTL e com efeitos ResolveFX
- Melhor capacidade de resposta nos controles OpenFX e ResolveFX sobrepostos ao visualizador
- Maior compatibilidade com a codificação de closed caption CEA-708 nos clipes MX1 OP1A
- Suporte para codificar clipes EXR com canal alfa
- Capacidade de importar o volume modificado em clipes de áudio de arquivos AAF
- Possibilidade de ver a interface também em francês e português
- Melhorias nas listas e formatos de codecs no módulo Entrega
- Monitoramento simultâneo de imagens SDR e HDR para os formatos Dolby Vision e HDR10 +
- Possibilidade de importação de linhas de tempo AAF apenas com áudio
- Compatibilidade com o formato Final Cut Pro X XML (versão 1.8)