Lançado em 21 de agosto, o filme já faturou 434 milhões de dólares no mundo todo, sendo um dos filmes de maior bilheteria da história do cinema chinês
A Blackmagic Design anunciou que o renomado colorista chinês Gen Zhang e sua equipe de coloristas concluíram a criação de LUTs para pré-visualização no set, gerenciamento de cores, gerenciamento de fluxo de trabalho e gradação de cores do blockbuster chinês “The Eight Hundred” com o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel.
“The Eight Hundred” é um filme de guerra e drama chinês dirigido e coescrito por Hu Guan e estrelado por atores famosos como Zhizhong Huang, Wu Jiang, Yi Zhang, Qianyuan Wang e Chun Du. Lançado em 21 de agosto, o filme já faturou 434 milhões de dólares no mundo todo, sendo um dos filmes de maior bilheteria da história do cinema chinês.
O filme fala sobre a defesa do Armazém Sihang em 1937 em Xangai, liderada pelo Tenente Coronel Xie Jinyuan do 524º Regimento da mal equipada 88ª Divisão do Exército Nacional Revolucionário. Ele lidera menos de 500 oficiais e soldados para defender o Armazém Sihang contra o Exército Imperial Japonês em uma última defesa heroica e suicida por quatro dias e quatro noites durante a Batalha de Xangai e a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Além de “The Eight Hundred”, Gen Zhang também realizou a gradação de cores de muitos outros filmes chineses famosos, como “O Mistério do Gato Chinês”, “Detective Chinatown 3”, “Hidden Man”, “A Redenção” e “My People, My Homeland”. Para “The Eight Hundred”, foi solicitado que a equipe criasse um visual inspirado no período azul de Picasso, diferente de todos os filmes de guerra já vistos.
O trabalho da equipe em “The Eight Hundred” não abrangia apenas a pós-produção. Eles começaram a trabalhar assim que o teste de filmagens começou.
“O projeto começou em junho de 2016. Antes da produção começar oficialmente, o diretor e a equipe fizeram um teste de filmagem e acabaram com um curta-metragem de dois minutos. Trabalhamos com o diretor de fotografia Yu Cao e produzimos três versões colorizadas diferentes com o Resolve para dar aos membros mais importantes da equipe criativa uma ideia do visual que o diretor queria”, disse Gen Zhang.
“Após o teste de filmagem, a equipe de filmagem decidiu testar a câmera IMAX em substituição no projeto. O diretor de fotografia testou a câmera e as lentes exaustivamente e conseguimos criar mais três LUTs com o Resolve”, continuou.
“Por falar em IMAX, a enorme quantidade de filmagens foi um desafio. Especialmente em ‘The Eight Hundred’, atualizamos o nosso computador host e o subsistema de armazenamento para atender aos requisitos de hardware. Além do mais, utilizamos o Resolve no Linux porque ele nos deu muito mais poder de processamento e confiabilidade. O diretor de fotografia também fez ajustes nas LUTs criadas anteriormente no Resolve em locação segundo as condições de iluminação e, em seguida, me mandou o arquivo do projeto junto com os arquivos de mídia para que eu pudesse acompanhar as mudanças conforme a produção avançava.”
Demoramos vários anos para concluir toda a produção e pós-produção do projeto. Gen Zhang utilizou várias versões diferentes do DaVinci Resolve Studio, da versão 14 até a 16. “Da 14 até a 16, adicionaram muitas novas funcionalidades e atualizaram o gerenciamento e a UI dos nós, facilitando a organização e o gerenciamento dos nós. Eu gosto de poder exibir as diferentes versões em tela cheia. A interface do plug-in OpenFX nos possibilita personalizar os nossos próprios plug-ins.”
“Colorizar um longa-metragem como ‘The Eight Hundred’ não era trabalho para um único colorista. Todos da minha equipe de 13 pessoas estavam me ajudando, cuidando da produção, do trabalho de assistência, do gerenciamento de dados e da gestão do fluxo de trabalho”, disse ele.
“Tivemos que lidar com trabalhos diversos, desde a criação de LUTs para a produção até a gradação de cores para a pós-produção, muitas vezes em diferentes sistemas operacionais, e precisávamos garantir que o arquivo do projeto de nossa equipe fosse compatível com outras equipes. O DaVinci Resolve é muito acessível, o que nos permitiu instalar amplamente em computadores Mac, Windows e Linux e o seu fluxo de trabalho de colaboração até possibilitou que muitos de nós trabalhássemos em um mesmo projeto simultaneamente, melhorando drasticamente a nossa eficiência!” concluiu Gen Zhang.