Home Reportagens Claro atinge 1,5 Gbps de velocidade em demonstração da rede 5G na Stock Car

Claro atinge 1,5 Gbps de velocidade em demonstração da rede 5G na Stock Car

Por Ricardo Batalha

Ultravelocidade é resultado de agregação inédita de frequências adquiridas pela operadora no leilão da Anatel

A Claro realizou a primeira demonstração da rede 5G com agregação das faixas de frequência adquiridas no leilão da Anatel neste final de semana, durante a última etapa da Stock Car 2021, no Autódromo de Interlagos. O resultado do teste é uma experiência única e que proporciona ainda mais velocidade, com testes com o novo Motorola Moto G200 que chegam a cerca de 1,5 Gbps na banda larga móvel. Isso é possível porque a rede de quinta geração da operadora no local agrega 100 MHz da faixa de 3,5 GHZ, aliada a 50 MHz do 2,3 GHz, que soma uma capacidade de 150 MHz para transmissão de dados.

Os espectadores puderam ainda utilizar a rede para competir com os amigos em uma simulação virtual de corrida na pista de Interlagos, em ação exclusiva no espaço preparado em parceria da Motorola. O autorama em Realidade Aumentada possibilitou acelerar e frear utilizando apenas o Moto G200, conectado na rede 5G experimental da Claro, com baixa latência e ultravelocidade.

O título de Max Verstappen na F1 e Gabriel Casagrande na Stock Car marcam o fim do ano nos principais campeonatos de automobilismo no mundo e no Brasil, respectivamente. Assim como os pilotos, a Claro também levou muita velocidade e adrenalina nas etapas da Stock Car 2021 e no GP São Paulo de F1 deste ano. A operadora fez demonstrações experimentais da rede 5G ao lado de fornecedores e parceiros.

Na etapa de abertura da Stock Car deste ano, os fãs de velocidade puderam conferir a primeira transmissão 5G de uma corrida no Brasil, promovida pela Claro e pela Band, em Goiânia. A transmissão contou com drones e câmeras especiais que enviaram o sinal utilizando a rede de quinta geração instalada pela Claro no autódromo. Ainda na Stock Car, a Claro também instalou a rede 5G no Autódromo de Interlagos e ofereceu uma experiência imersiva de corrida, com câmeras virtuais 360º, para que os fãs pudessem assistir a etapa de São Paulo de casa, como se estivesse ‘in loco’.

E enquanto os carros aceleraram na pista para o GP São Paulo de F1, a Claro apresentou demonstrações em realidade aumentada para que as pessoas presentes pudessem conferir a exposição virtual de um carro de Fórmula 1, além de competir com os amigos em uma simulação virtual de corrida em realidade aumentada. “Temos uma história no automobilismo e no esporte a motor, patrocinando pilotos e escuderias. Tecnologia, inovação e performance são territórios em comum com a marca da Claro, em casa com a fibra ou no celular com o 5G”, comenta Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro.

A Claro também é a patrocinadora da escuderia RBR e do piloto Sérgio Perez, além de patrocinar também Pietro Fittipaldi, que é o representante brasileiro na F1, como piloto de testes da equipe Haas.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados