Home Reportagens Configuração ABR (Adaptive Bit Rate) automatizada disponível no AWS Elemental MediaConvert

Configuração ABR (Adaptive Bit Rate) automatizada disponível no AWS Elemental MediaConvert

Por Ricardo Batalha

Configuração ABR automatizada simplifica a configuração da transcodificação, otimiza a qualidade do vídeo e reduz o tamanho do pacote ABR

O AWS Elemental MediaConvert adicionou um novo recurso chamado Automated ABR Settings, que personaliza automaticamente as configurações de codificação ABR (Adaptive Bit Rate) para cada fonte de vídeo. A configuração ABR automatizada simplifica a configuração da transcodificação, otimiza a qualidade do vídeo e reduz o tamanho do pacote ABR. A configuração ABR automatizada está disponível sem custo adicional para trabalhos do MediaConvert no nível de preço profissional sob demanda.

Os pacotes ABR são criados quando o conteúdo de vídeo é codificado para distribuição Over The Top (OTT) para jogadores da web, dispositivos móveis e TVs inteligentes. Os pacotes ABR contêm várias renderizações de um vídeo, codificadas em uma variedade de taxas de bits e resoluções. Cada jogador do visualizador pode escolher dinamicamente a variante de renderização que atende às restrições de largura de banda atuais, enquanto ainda reproduz o conteúdo sem problemas.

Ao criar pacotes ABR atualmente, você precisa selecionar cuidadosamente as taxas de bits, resoluções e o número e distribuição das renderizações. A configuração de pacote ideal varia dependendo do conteúdo específico que está sendo codificado, pois a complexidade visual do conteúdo afeta como o conteúdo pode ser melhor compactado. A configuração ABR (Adaptive Bit Rate) automatiza essa configuração e permite que o MediaConvert escolha as configurações de renderização ideais com base em uma análise de classificação de conteúdo realizada durante o processo de codificação.

Aproveitando o modo Quality Defined Variable Bitrate (QVBR) no MediaConvert para otimizar a eficiência da taxa de bits para cada variante de renderização, a configuração ABR automatizada otimiza ainda mais o tamanho do pacote ABR evitando variantes de renderização redundante ou sobreposto dentro de cada pacote. Pode-se começar a usar esse recurso criando um novo trabalho MediaConvert no AWS Management Console e habilitando a configuração ABR automatizada para seu pool de saída HLS, DASH, CMAF ou Smooth Streaming ABR. Como todas as funções do MediaConvert, a configuração automatizada do ABR também pode ser chamada por meio da API ou de qualquer um dos SDKs disponíveis.

Com o MediaConvert, os provedores de vídeo e áudio podem transcodificar o conteúdo sob demanda de maneira fácil e confiável para transmissão e entrega em vários monitores. O MediaConvert funciona sozinho ou como parte do AWS Media Services, uma gama de serviços que forma a base dos fluxos de trabalho baseados em nuvem e fornece os recursos necessários para transportar, transcodificar, empacotar e fornecer áudio e vídeo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados