Home Reportagens Copa do Mundo de Basquetebol Masculino de 2023 contou com sistemas AEQ para comentaristas

Copa do Mundo de Basquetebol Masculino de 2023 contou com sistemas AEQ para comentaristas

Em colaboração com seu parceiro local, Cignal TV, a Mediapro, como emissora anfitriã, selecionou o sistema de intercomunicação da AEQ

Por Ricardo Batalha

A XIX Copa Mundial de Basquete Masculino, organizada pela FIBA e realizada nas Filipinas, Japão e Indonésia entre 25 de agosto e 10 de setembro, contou com a tecnologia da AEQ. Em colaboração com seu parceiro local, Cignal TV, a Mediapro, como emissora anfitriã, selecionou o sistema de intercomunicação da AEQ para toda a coordenação, incluindo os beltpacks sem fio AEQ Xplorer e as posições de comentaristas AEQ Olympia3 para os repórteres enviados ao evento.

O AEQ CrossNET é uma matriz de intercomunicação compacta, com uma unidade de rack de altura, conectividade básica por IP baseada na tecnologia Dante, compatível com o novo padrão AES 67, que transporta áudio de alta qualidade adequado para transmissão e os painéis de usuário AEQ TP8000.

Além disso, possui entradas e saídas de áudio analógico balanceado de alta qualidade e suporta os painéis e interfaces IP anteriores da Kroma com áudio comprimido de banda larga telefônica e os painéis Kroma com link de áudio digital. O AEQ Crossnet oferece uma ampla variedade de conexões externas, de um sistema 40×40 a um sistema 168×168, com portas analógicas, digitais, AoIP Dante e IP de baixa taxa de bits.

Nessa arquitetura do sistema, os painéis de intercomunicação da série 8000 da AEQ foram projetados para alcançar um alto nível de qualidade de áudio, com a digitalização e processamento de sinal a 24 bits a 48 kHz, proporcionando uma largura de banda de 20 Hz a 20 kHz e níveis de distorção e ruído desprezíveis. O áudio é processado digitalmente nos painéis do usuário TP8000 para cancelar o eco acústico e nivelar automaticamente a potência da voz e os hábitos de locução de cada operador, visando a melhor inteligibilidade e naturalidade do som.

Por fim, a unidade de comentarista AEQ Olympia 3 pode funcionar de forma autônoma ou ser conectada por meio de um link Dante escalável de 8 canais, integrada ao sistema de intercomunicação IP ou conectada à matriz do sistema de comentarista IP em eventos de grande porte. Ela possui um misturador de som autônomo completo em mono ou estéreo, com mixagem, roteamento, controle de tons e dinâmica, oferecendo a capacidade de ouvir simultaneamente até 8 fontes remotas e duas locais. Além disso, oferece várias opções de alimentação, como 48V, DC, PoE+ e fonte externa, juntamente com configuração e controle remoto via software.

Em 2023, a Alemanha conquistou seu primeiro título da Copa do Mundo de Basquete ao derrotar a Sérvia (83-77) e se juntou à lista de campeões do torneio, liderada pelos EUA e Iugoslávia, com cinco títulos. O Brasil tem duas conquistas (1959 e 1963).

Site relacionado: http://www.aeqbroadcast.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Copa do Mundo de Basquetebol Masculino de 2023 contou com sistemas AEQ para comentaristas | AVAV 13/10/2023 - 10:01

[…] , 2023-10-13 01:24:33 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Copa do Mundo de Basquetebol Masculino de 2023 contou com sistemas AEQ para […]

Comentários fechados.