Home Reportagens Corridor Digital usa DaVinci Resolve Studio de ponta a ponta para pós dos canais no YouTube

Corridor Digital usa DaVinci Resolve Studio de ponta a ponta para pós dos canais no YouTube

Por Ricardo Batalha

Estúdio de produção americano Corridor Digital está usando o DaVinci Resolve Studio para edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio

A Blackmagic Design revelou que o estúdio de produção sediado em Los Angeles Corridor Digital, está usando o DaVinci Resolve Studio para edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio para seus canais populares do YouTube, Corridor Digital e Corridor Crew. Com quase 15 milhões de inscritos entre os dois canais, o Corridor Digital usa o DaVinci Resolve Studio e seus recursos de colaboração para produzir até 10 vídeos por mês para os seus fãs.

Lançado em 2010 pelos fundadores Sam Gorski e Niko Pueringer, o Corridor Digital é conhecido por criar curtas-metragens e vídeos cômicos inspirados na cultura pop. Ao longo dos anos, o Corridor Digital acumulou quase nove milhões de assinantes em seu canal principal do YouTube e ganhou vários prêmios da indústria de conteúdo criativo, incluindo o prêmio de Efeitos Visuais e Efeitos Especiais do Streamy Awards. Com quase cinco milhões de assinantes, seu segundo canal no YouTube, Corridor Crew, apresenta tutoriais de efeitos VFX e imagens dos bastidores.

O ritmo da edição e finalização de conteúdo para o YouTube é acelerado e exige entrega rápida. Para atender a essas demandas, o Corridor Digital recentemente começou a usar o DaVinci Resolve Studio em mais etapas da pós-produção, contando com as páginas cortes e edição a montagem, a página Fusion para os efeitos visuais e gráficos em movimento e a página Fairlight para o áudio. A equipe de produção do Corridor Digital também usa uma Pocket Cinema Camera 4K para gravar conteúdo cinematográfico para ambos os canais e um DaVinci Resolve Mini Panel para gradação mais rápida.

Com quatro a seis membros da equipe usando o DaVinci Resolve Studio a qualquer hora, o Corridor Digital depende muito do fluxo de trabalho colaborativo do software. “Os recursos de colaboração do DaVinci Resolve Studio permitem que um de nós colorize um vídeo enquanto outro simultaneamente termina a edição, poupando um tempo precioso no final da nossa semana”, explicou o editor chefe Dean Hughes.

Produzindo de dois a três vídeos por semana, a equipe do Corridor Digital tem que ser muita rápida, já que tem cinco dias ou menos para concluir cada vídeo. “Transportar as edições entre diferentes programas aumenta o tempo do nosso fluxo de trabalho, por isso agora somos muito mais rápidos, mantendo todas as etapas da pós-produção dentro do DaVinci Resolve Studio”, disse Pueringer.

“Quando você senta para editar três horas de filmagem para um vídeo que tem que ser terminado em poucos dias, o tempo é essencial, então a página de cortes tem sido cada vez mais valiosa para nós. O modo de aparo da faixa de filme no editor nos permite tratar um compartimento cheio de imagens como um clipe longo, para que possamos identificar e extrair rapidamente os melhores momentos”, acrescentou Hughes. “Quando passamos para a página de edição, parece que ela foi feita sob medida para cortes dinâmicos e suaves. Ter as formas de onda de áudio atualizadas em tempo real também poupa muito tempo. Se estou criando quadros-chave para ajustar os níveis, nem preciso ouvir para saber se meus níveis estão corretos, já que está na linha de tempo.”

De acordo com Hughes, a página Fusion é especialmente útil para a série “VFX Artists React” do Corridor Digital, onde artistas VFX criticam trabalhos VFX bons e ruins. “Cada episódio usa gráficos, efeitos e animações personalizados para explicar visualmente o que os artistas VFX estão ensinando ao público. Isso inclui qualquer coisa, desde máscaras para remover um personagem de uma cena, usar polilinhas para delinear uma área importante do quadro ou até mesmo extrair um chaveamento da tela verde para um trecho da sequência que filmamos. Ser capaz de compor no Fusion e, instantaneamente ir para a página de edição com o clipe Fusion atualizado em tempo real, faz com que a composição pareça apenas mais um aspecto do processo de edição. Além disso, poder criar modelos de títulos dentro do Fusion que podem ser usados na página de edição é muito útil.”

“Ter uma suíte de composição integrada no DaVinci Resolve Studio é uma virada de jogo”, acrescentou o editor Chase Morgan. “Eu usei anteriormente uma abordagem baseada em camadas, mas uma vez que entendi os fundamentos da composição baseada em nós e criação gráfica, achei divertida e intuitiva.”

O recurso de mergulho automático da Fairlight também provou ser essencial, pois garante que as trilhas de diálogo dos vídeos estejam sempre aparecendo claramente em qualquer trilha de música ou efeito sonoro, economizando um tempo valioso da equipe ao ajustar os níveis de áudio.

“A biblioteca de som Fairlight integrada tem sido incrivelmente útil”, disse Hughes. “Tínhamos dezenas de milhares de efeitos sonoros espalhados por nossos servidores, mas depois de trazê-los para a Fairlight, agora podemos pesquisar instantaneamente com palavras-chave por toda a biblioteca. Posso simplesmente digitar o som que estou procurando e imediatamente obter uma lista de opções para escolher. Daí eu apenas arrasto direto para minha linha de tempo.”

“Com o DaVinci Resolve Studio, todo o fluxo de trabalho de pós-produção foi simplificado em uma pipeline eficiente. Temos tudo o que precisamos, do início ao fim, para entregar conteúdo semana após semana”, concluiu Pueringer. “O DaVinci Resolve Studio tem sido nosso software de colorização por quase uma década, mas agora estamos realmente aproveitando tudo o que ele tem a oferecer.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.