Todo o conteúdo ao vivo é produzido e transmitido em HD, enquanto que os vídeos pré-gravados são filmados e editados em 4K
A Blackmagic Design revelou que a Cúria Jesuíta em Roma modernizou suas comunicações externas com um fluxo de trabalho de streaming ao vivo baseado na linha de switchers de produção ao vivo ATEM Mini. A Cúria Jesuíta, a sede mundial da Companhia de Jesus, é uma ordem religiosa católica que promove a fé, a justiça e o diálogo ecumênico. O padre Robert Ballecer SJ foi o responsável por montar o fluxo de trabalho, e percebeu que um estúdio de produção de conteúdo interno seria um avanço decisivo na evolução dos canais de comunicação do movimento, sem alterar seu DNA.
“Queríamos um estúdio de alta capacidade, mas não tínhamos orçamento para construir uma instalação que pudesse competir com Hollywood”, explicou. “Então, meus pensamentos se voltaram para os switchers ATEM Mini, com os quais eu já estava familiarizado, e analisei como poderia integrar sua qualidade de produção em nosso fluxo de trabalho.”
Também conhecido como Jesuíta Digital, o Pe. Ballecer projetou três espaços independentes para narrações, gravações de podcasts e um estúdio com uma tela verde. Segundo o padre, o ATEM Mini Pro tem sido fundamental em ajudar a Cúria Jesuíta a elevar seus padrões. “Minha abordagem era mostrar o que poderia ser feito com um orçamento limitado e, em seguida, expandir lentamente. Mas foi o nosso primeiro switcher que permitiu um crescimento rápido”, afirmou. “Desde simplificar nossas transmissões até elevar a qualidade de nossas videoconferências, a qualidade do nosso trabalho de estúdio aumentou, intensificando a demanda interna por recursos e capacidades adicionais.”
“Nosso superior geral ficou tão impressionado com o chaveamento cromático em tempo real, que aprovou uma modificação em nosso estúdio para trabalharmos principalmente com tela verde”, explicou o Pe. Ballecer SJ.
Todo o conteúdo ao vivo é produzido e transmitido em HD. Enquanto que os vídeos pré-gravados são filmados e editados em 4K.
A Cúria Jesuíta grava em uma combinação de câmeras mirrorless e PTZ, e cada sala tem um Blackmagic Video Assist 7” 3G para cores e enquadramento. “Usamos o microfone Heil PR 40 para gravar podcasts e microfones Audio Technica para entrevistas.”
Os estúdios produziram mais de 500 vídeos, como mensagens pré-gravadas e instantâneas, entrevistas, webinários, eventos ao vivo, episódios narrativos sobre a Companhia de Jesus e conteúdo não religioso mais amplo, incluindo podcasts sobre tecnologia.
O conteúdo é disseminado através de diversas plataformas, incluindo YouTube, Twitch e Telegram, ao mesmo tempo que é distribuído para emissoras nacionais e internacionais, como a BBC e MPR News.
Apesar da relutância das comunidades seculares em abraçar novas tecnologias, Arturo Sosa, o superior geral da Companhia de Jesus, demonstrou uma abordagem única para vídeo e streaming. “Instintivamente, ele reconheceu rapidamente o potencial e sua programação diária agora inclui transmissões, webinários interativos e mensagens pré-gravadas.”
Devido ao sucesso dos estúdios, a expansão já está planejada pela Cúria Jesuíta, com o ATEM Mini fornecendo a estrutura.
“Graças ao ATEM Mini, transformamos as capacidades de comunicação da Cúria Jesuíta. O que antes exigiria milhares de dólares em investimentos e uma equipe de produção grande, agora requer apenas quatro jesuítas com o nível de conhecimento de tecnologia de um prossumidor”, considerou o Pe. Ballecer SJ.
“Duvido que algum dia voltaremos à velha forma de comunicação da Cúria Jesuíta, depois de dar uma amostra do que podemos fazer”, concluiu o Pe. Ballecer. “O fluxo de trabalho de streaming foi um divisor de águas na forma como propagamos nossa mensagem para o mundo de uma forma acessível, perspicaz e envolvente.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com