Home Reportagens Equipamento de intercomunicação da Clear-Com resiste a fogo em incêndio na Maryland High School

Equipamento de intercomunicação da Clear-Com resiste a fogo em incêndio na Maryland High School

Sistema Encore Clear-Com sobrevive a incêndio que devastou o auditório de mil lugares da Dulaney High School, em Maryland (EUA)

Por Ricardo Batalha

No final de 2021, um incêndio devastou o auditório de mil lugares da Dulaney High School (DHS), localizada em Baltimore County/Maryland (EUA), quando uma luminária PAR 64 foi apontada inadvertidamente para a cortina vermelha. O fogo foi rapidamente extinto e todos os alunos e professores foram evacuados com segurança, mas grande parte do equipamento de áudio e iluminação foi danificado além do reparo, exceto o sistema de comunicação da Clear-Com da escola. O sistema é pequeno, mas poderoso, consistindo de fones de ouvido CC-95, cintos RS-601 e uma estação principal Analog Partyline Clear-Com Encore.

O professor de engenharia da DHS e chefe de iluminação e som do Departamento de Teatro, Dave Quinton-Schein, refere-se à durabilidade do sistema como “a porcelana que sobreviveu ao tornado”. Agora em seu 13º ano em Dulaney, Quinton-Schein disse que as produções do departamento de teatro da escola expandiram continuamente em escopo, com as comunicações desempenhando um papel importante nesta evolução.

Como muitas escolas, o orçamento é sempre uma preocupação. No entanto, a equipe da DHS usou seus recursos limitados com sabedoria ao longo dos anos, investindo em equipamentos de iluminação e áudio mais novos para substituir equipamentos que, em alguns casos, tinham 30 anos ou mais. Além disso, através de algumas trocas criativas com escolas vizinhas, eles conseguiram algumas atualizações. “Não é tudo de última geração, mas fizemos o nosso melhor para manter a qualidade e nossa tecnologia sempre teve um bom desempenho para nós”, disse ele.

Os produtos Clear-Com são misturados com outras marcas por necessidade, “porque nunca tivemos dinheiro para investir nos sistemas mais novos, apesar de a Clear-Com ser a líder inquestionável do setor em tecnologia de intercomunicação”. Quinton-Schein explicou.

Esse era o status de comunicação do teatro até setembro de 2021, quando a cortina do palco pegou fogo. “Essas luzes ficam muito quentes e a cortina pegou fogo começando no nível do chão, aniquilando tudo que estava subindo”, disse Quinton-Schein, “mas é fascinante o quão bem o equipamento da Clear-Com passou pela provação”.

“Houve alguns danos estéticos e uma das conexões do cabo foi afetada, mas isso é pequeno. Um fone de ouvido rachou com o calor, que é uma peça pequena para substituir e a unidade mostra desgaste, mas todos são reparos insignificantes em comparação com uma unidade completamente derretida.”

Outros equipamentos não se saíram tão bem. “Muito do nosso equipamento de áudio foi completamente destruído, curiosamente pelos extintores de incêndio”, disse Quinton-Schein. Os esforços de recuperação ainda estão em andamento, mas não sem alguns desafios. “Toda a indústria está acordando da COVID ao mesmo tempo em que estamos nos recuperando, então todo mundo está encomendando equipamentos agora, o que torna mais difícil para nós”, declarou ele.

Mesmo antes do incêndio, as comunicações vinham crescendo em uso e importância, especialmente porque o departamento realiza produções mais elaboradas no teatro de mil lugares. “Contamos com comunicações para manter todos em sincronia durante um show”, explicou Quinton-Schein. “Normalmente, durante nossos shows, temos pessoas em ambas as alas, nos consoles de som e iluminação, com o gerente de palco constantemente se movendo. Todos esses grupos precisam se comunicar simultaneamente. Conseguimos fazer isso solidamente por causa de nossas unidades Clear-Com que superaram as inconsistências de outras unidades que tentamos.”

Com todas as suas produções dirigidas por alunos, o desempenho do equipamento e a facilidade de uso são fundamentais. “Os alunos adoram os sistemas Clear-Com e acham que outros equipamentos são menos fáceis de usar ou consertar”, disse ele. “Há menos tempo de inatividade devido à manutenção com unidades Clear-Com, que nunca tivemos que enviar para reparo.”

“Seria impossível fazer o que fazemos sem um sistema de comunicação eficaz”, afirmou Quinton-Schein. “Com a tecnologia Clear-Com que temos, embora envelhecida, ela se mantém surpreendentemente bem e nos permite comunicar de forma eficaz. Você não pode pedir muito mais do que isso!”, concluiu.

Site relacionado: https://www.clearcom.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados