Os olhos do mundo estavam voltados para a espetacular cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres, para a coroação do Rei Charles III, um momento-chave na história recente. Para a celebração, ocorrida no dia 6 de maio, incluindo o prestigiado Concerto de Coroação no Castelo de Windsor, a Terry Tew Sound and Light foi escolhida como fornecedora oficial de áudio, contando com equipamentos da Shure para proporcionar um áudio excepcional durante esses eventos históricos.
Os equipamentos da Shure incluíram 24 canais do sistema sem fio Axient Digital Wireless System, com microfones de mão e transmissores de corpo, além de 255 fones de ouvido Shure Sound Isolating. A equipe técnica utilizou um Gerenciador de Espectro Digital Axient AD600 da Shure, juntamente com o software Shure Wireless Workbench (WWB), para monitorar o espectro de RF no local. Além disso, foram utilizados 6 sistemas de monitoramento pessoal com fio PSM900 In-Ear no palco para apoiar astros de renome mundial como Lionel Richie, Take That e Callum Scott.
“O escopo do Concerto de Windsor incluiu 100 microfones de mão, 3,7 km de cabos de RF, 139 canais de microfones sem fio, 58 canais de monitoramento pessoal, 255 fones de ouvido, 39 transmissores de corpo, 243 packs de monitoramento pessoal e mais de 1000 baterias recarregáveis, mostrando que a sustentabilidade é possível mesmo nessa escala”, detalhou Jonathan Edwards, responsável pela RF na TTSL. “Do ponto de vista do software, confiamos no WWB para criar o mapa de frequências para o evento e usamos o modo de zona do software em diferentes estúdios onde os concertos e a cerimônia foram monitorados. Isso nos proporcionou uma visão óptica e todos os detalhes de RF em tempo real, o que foi fundamental para o sucesso desses eventos memoráveis.”
Uma mescla de fones de ouvido Shure SE 215 e SE 425 Sound Isolating foi distribuída para artistas, músicos e membros do coro. Várias cápsulas da Shure também foram utilizadas, incluindo BETA 87, KSM8 e KSM9, o icônico SM58 e BETA 58, todos eles contribuíram para garantir um áudio fenomenal durante todo o show.
Ao explicar a escolha da Shure, Jonathan Edwards acrescenta: “No que diz respeito ao monitoramento pessoal, sentimos que a Shure poderia nos proporcionar a confiança de que os artistas ficariam satisfeitos com o PSM1000, muitos deles, aliás, o especificaram em suas solicitações. Quando se trata de sistemas sem fio, o sistema digital Axient da Shure é nossa escolha para o desempenho, seja em programas de TV, eventos ou no Concerto de Coroação.”
Ao especificar o equipamento, a equipe precisava estar ciente das exigências dos artistas e das limitações do espectro. “Um grande benefício foi que o Axient Digital é capaz de utilizar o espectro DME, então todos os microfones sem fio estavam na faixa de frequência necessária. Devido ao alto número de canais de RF, utilizamos todas as porções do espectro DME disponíveis no local.”
Jonathan Edwards acrescenta: “Estamos muito orgulhosos do resultado geral e de nossa conquista, foi o nosso maior show até hoje. Todo o equipamento funcionou perfeitamente, dois meses de planejamento, três semanas de preparação no depósito, os ensaios fora do local e uma semana no local contribuíram para o espetáculo naquela noite. Gostaria de agradecer pessoalmente a todas as equipes da TTSL, juntamente com uma menção especial a Ben Milton, Andy Deacon e Kev Duff.”
Stuart Moots, Diretor de Vendas de Áudio Profissional da Shure UK, conclui: “A relação da Shure com Jonathan e o restante da equipe da Terry Tew Sound & Light é construída sobre confiança, lealdade e uma paixão compartilhada pela excelência. Seu apoio e feedback nos inspiram a melhorar continuamente nossos produtos e valorizamos muito a escolha deles em usar a Shure. Foi fantástico ver os sistemas com fio e sem fio da Shure sendo utilizados em um evento tão prestigioso e saber que eles se saíram perfeitamente diante de uma audiência global é um testemunho do trabalho de Terry, Jonathan e de toda a equipe deles. Estamos todos muito orgulhosos na Shure por estarmos envolvidos em um evento histórico como esse.”
Site relacionado: https://www.shure.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube