Matriz Eclipse baseada em IP, aplicativo móvel Agent-IC e interfaces LQ IP melhoram a qualidade e agilizam o monitoramento e as inspeções das instalações offshore
Fornecedora de serviços para a coleta e interpretação de dados relacionados à superfície e subsuperfície terrestre, a Fugro gerencia uma rede global de centros de operações remotas (ROCs) e fornece serviços autônomos de pesquisa, inspeção, pilotagem remota de veículos, processamento de dados e posicionamento por satélite para a indústria marítima. Para agilizar e melhorar a comunicação entre as suas equipas e estes clientes, a empresa está lançando uma combinação de tecnologias de intercomunicação sem fio da Clear-Com, incluindo o IP e Eclipse HX Digital Matrix Delta Frame equipada com E-IPA Interface Cards, Séries de Interfaces IP LQ e o aplicativo móvel Agent-IC.
O primeiro local da Fugro a receber essa rede de comunicações aprimorada é a instalação da empresa em Aberdeen (ESC). Este novo centro abriu suas portas no final de 2019 e forneceu o ambiente de teste perfeito para uma implementação mais ampla em toda a organização.
“Em qualquer dia, poderíamos ajudar os clientes a fazer a transição de suas operações e pessoal de offshore para onshore, avaliando a eficiência de um ativo ou verificando se há algo fora do comum: danos, detritos, vazamentos de óleo ou gás”, declarou Hugh Fraser, Piloto do Centro de Operações Remotas para Fugro. “A realização de fiscalização e monitoramento aqui no centro ou em veículos autônomos elimina o tempo e a logística associados ao envio de pessoas para o exterior, além de reduzir a pegada de carbono”, acrescentou.
Os clientes costumam sentar-se no ROC ao lado de Fraser e da equipe Fugro, acessando dados offshore e colaborando com o pessoal local do centro. Em outras ocasiões, o ROC trabalha com equipes inteiras em uma plataforma ou navio. De qualquer forma, os sistemas Clear-Com fornecem uma linha de comunicações facilmente configurável, confiável e de alta qualidade, dando às equipes ROC acesso seguro às operações offshore.
“Eles nos dão simplicidade e qualidade”, disse Fraser. “Tudo é IP para IP, o que é eficiente, além de haver compatibilidade embutida com sistemas mais antigos. Isso muitas vezes tem sido um desafio para nós, já que algumas embarcações de clientes, por exemplo, não atualizam seus equipamentos com muita frequência.”
A equipe Fugro mal havia descompactado seus novos sistemas Clear-Com no início de 2020 quando a pandemia COVID atingiu, levando-os a explorar novos aplicativos para intercomunicadores. Capacidades remotas e autônomas já estavam aumentando em uso em toda a indústria marítima nos últimos anos, como uma forma de reduzir a exposição humana a ambientes offshore perigosos e diminuir as emissões gerais de gases de efeito estufa.
Nos últimos meses, a equipe Fugro tem frequentemente apoiado clientes que não podem ir para o mar devido às restrições do COVID, mas ainda precisam se comunicar remotamente com o pessoal em várias embarcações. Para a Fugro, usar uma combinação de um sistema de matriz Eclipse totalmente IP para controlar as comunicações por meio do aplicativo móvel Agent-IC e vincular aos sistemas de interface LQ usados offshore provou ser uma solução perfeita para manter todos em contato e desempenhar suas funções de qualquer lugar.