Home Reportagens Fundador da Ross Video é nomeado membro honorário do SMPTE

Fundador da Ross Video é nomeado membro honorário do SMPTE

Por Ricardo Batalha

John Ross se juntará a nomes influentes da história da engenharia do cinema e da televisão, como Thomas Edison, Walt Disney, George Lucas e Ray Dolby

O fundador da Ross Video, John Ross, será nomeado membro honorário da SMPTE, Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão, na Conferência e Exibição Técnica Anual SMPTE, que será realizada, de forma virtual, entre os dias 10 e 12 de novembro. A Associação Honorária é o maior reconhecimento da SMPTE. John Ross se juntará a alguns dos nomes mais influentes da história da engenharia do cinema e da televisão, como Thomas Edison, Walt Disney, George Lucas e Ray Dolby. O reconhecimento também aumenta o número impressionante de títulos e elogios que John Ross já recebeu. Entre outras conquistas, em 2013 ele foi premiado com a Ordem do Canadá, a maior homenagem que pode ser concedida a um cidadão canadense, e, em 2015, se tornou um membro honorário do IABM.

Na adolescência, John Ross se interessou muito pelo projeto e construção de equipamentos de radioamadorismo. Em 1950, o engenheiro chefe da estação de rádio CKY em Winnipeg, Manitoba, ofereceu-lhe um emprego de verão como operador de transmissor, iniciando assim a carreira de John na radiodifusão aos 14 anos.

Em 1954, Ross se juntou à equipe da rede de televisão CBWT. em Winnipeg. Inspirado por assistir The Jackie Gleason Show e o uso inovador de cortinas, John construiu seu próprio mixer de produção em estúdio para reproduzir o efeito. Ele se tornou o primeiro mixer do Canadá com a capacidade de apagar transições e tonalidades, e foi usado pela CBWT por muitos anos. Em 1968, entrou na Universidade de Manitoba para se tornar engenheiro, tendo sido instado a fazê-lo pelo chefe do CBC Studio Engineering. Durante os verões, John trabalhou para a CBC Engineering em Montreal, onde fez o design e instalação do estúdio de TV.

Em 1963, John deixou a CBC para fundar a divisão de equipamentos de transmissão da Central Dynamics Limited em Montreal, uma empresa que produzia trens de pouso para aviões. Então, montou uma equipe de engenharia talentosa e, ao longo dos 11 anos seguintes, alcançou muitas “inovações mundiais”. Isso incluiu o primeiro mixer de produção totalmente transistorizado, o primeiro mixer de controle mestre automatizado, o primeiro sistema de edição de fitas de vídeo baseado em computador e o primeiro sistema de exibição de gerador de caracteres digitais para a televisão usado em qualquer equipamento de transmissão. John também recebeu uma patente fundamental para o primeiro Chroma Key, que oferece fácil seleção de qualquer tom de tecla com um único botão. Isso foi rapidamente adotado por todos os fabricantes de trocadores e levou ao uso da tela verde.

Incentivado por Jim Leitch (da Leitch Video) a iniciar seu próprio negócio, John fundou a Ross Video em 1974. Para financiar o novo empreendimento, vendeu o avião de treinamento da Segunda Guerra Mundial que restaurou. Na Ross Video, projetou várias séries de mixers de produção, bem como muitos produtos exclusivos de processamento e distribuição de sinal, incluindo um conversor NTSC-para-digital compacto especificamente para uso na Estação Espacial Internacional. Em 1991, o filho de John e atual CEO, David Ross, juntou-se à empresa.

John se aposentou em 2006 e continuou suas atividades no setor de aviação como gerente do aeroporto municipal local que construiu e doou para sua comunidade. Além de gostar de voar e manter seus dois aviões, projetou e financiou muitas instalações recreativas locais. Para os que o conhecem bem, John é uma rara mistura de intelecto e humildade, e o rápido sucesso da Ross Video nos primeiros dias foi resultado direto de sua paixão pela indústria, seu entusiasmo contagiante e sua abordagem voltada para as pessoas.

John Ross declarou estar “extremamente grato ao presidente e aos membros do SMPTE por esta prestigiosa homenagem, que é muito inesperada. Como engenheiro, é especialmente grato ser reconhecido por uma sociedade que teve tantos nomes ilustres em minha área como membros e estou honrado por ser reconhecido entre eles.” Ele ainda afirmou que também teve o privilégio de trabalhar com muitos grandes engenheiros e equipes ao longo da minha carreira. “Compartilho esse sucesso com eles e agradeço o incentivo e os conselhos ao longo dos anos”, disse.

Do Conselho Executivo do SMPTE, Barbara Lange deu as boas-vindas a John Ross na lista de membros honorários, observando que “com seu trabalho e invenções que abrangem mais de cinco décadas, John Ross é a verdadeira personificação de um modelo a seguir.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados