Home Reportagens Grup Mediapro e Google Cloud unem forças para impulsionar a IA generativa em produções audiovisuais

Grup Mediapro e Google Cloud unem forças para impulsionar a IA generativa em produções audiovisuais

Objetivo é desenvolver um laboratório de inovação focado na aplicação de IA generativa para a indústria de mídia e entretenimento

Por Ricardo Batalha

No contexto da ISE 2025, que ocorre até 7 de fevereiro na Fira de Barcelona, o Grup Mediapro anunciou uma parceria ampliada com o Google Cloud. O objetivo é desenvolver um laboratório de inovação focado na aplicação de inteligência artificial generativa para a indústria de mídia e entretenimento.

Desde 2023, o Grup Mediapro tem colaborado com o Google Cloud em diferentes testes de conceito. Agora, a iniciativa se baseará na tecnologia de inteligência artificial da Google Cloud para criar soluções específicas voltadas ao mercado audiovisual. A primeira ação do laboratório será o desenvolvimento de uma suíte criativa para geração de imagens e vídeos por meio de IA. Essa ferramenta está sendo projetada para oferecer aos profissionais criativos um ambiente privado e seguro, permitindo a criação de conteúdo gerado por IA sem necessidade de conhecimentos técnicos, mas com funcionalidades avançadas que ampliem suas possibilidades criativas.

A parceria, destacada durante o ISE 2025, também envolve a experimentação com os modelos Gemini, voltados para a criação de assistentes personalizados às necessidades dos criadores. Essa abordagem, pensada para o longo prazo, coloca o criador no centro do processo de decisão, oferecendo suporte ajustado às suas preferências para tornar o trabalho mais ágil.

Além disso, o Grup Mediapro está explorando as capacidades multimodais dos modelos Gemini, que prometem agregar valor ao conteúdo por meio de recursos como o etiquetamento automático. Tais funcionalidades podem facilitar o arquivamento inteligente, a geração de resumos e a criação de destaques de qualquer tipo de material audiovisual.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados