Home Reportagens Iowa PBS completa integração de três consoles de mixagem Solid State Logic System T S300 em rede

Iowa PBS completa integração de três consoles de mixagem Solid State Logic System T S300 em rede

David Feingold, Engenheiro de Áudio Sênior/Técnico de Produção Sênior da premiada rede, explica que a nova integração é o primeiro passo para uma implementação mais ampla de Dante AoIP na instalação

Por Ricardo Batalha

Iowa PBS, a rede pública de radiodifusão do estado, recentemente concluiu a integração de três novos consoles de mixagem de áudio Solid State Logic System T S300 Dante AoIP-native em sua sede em Johnston, um subúrbio a 16 km ao norte do centro de Des Moines. Um S300 de 48 faders foi instalado na Sala de Controle 3, conectada a um estúdio teatro com capacidade para até 300 pessoas, enquanto a Sala de Controle 1 e o caminhão de transmissão móvel da rede agora possuem cada um um S300 de 32 faders. Os três novos consoles S300 são combinados com um motor TE2 Tempest, suportando 256 caminhos de processamento, e foram integradas com várias interfaces locais e compartilhadas SuperAnalogueTM Network I/O e stageboxes.

David Feingold, Engenheiro de Áudio Sênior/Técnico de Produção Sênior da premiada rede, explica que a nova integração é o primeiro passo para uma implementação mais ampla de Dante AoIP na instalação. “Esta é a primeira vez que usamos Dante. Temos apenas dois outros equipamentos, gravadores externos, que usam Dante agora, mas podemos expandir, o que é realmente bom. Mas o System T tem Dante integrado, então você nunca precisa sair para o Dante Controller para rotear as coisas. Eu realmente gosto de como é rápido rotear diretamente do console. Isso é tudo Dante, então isso foi um grande atrativo.”

Feingold, com 17 anos de experiência na Iowa PBS, está familiarizado com a qualidade de som da SSL. Os três novos System T S300 substituíram três mesas digitais SSL C100 HD que a rede usava há cerca de 16 anos, desde a transição para a transmissão HDTV nos Estados Unidos. “Os C100s serviram bem à rede”, ele diz, mas a Iowa PBS estava pronta para aproveitar a tecnologia mais recente integrada à plataforma System T. “A SSL fabrica consoles com ótimo som e são muito duráveis. A SSL também oferece um bom suporte de serviço. Tivemos um C100 HD no nosso caminhão móvel desde 2008 e não tivemos problemas com ele. Mas era hora de evoluir para o System T.”

A ergonomia operacional do System T é certamente um avanço para os operadores de áudio da rede em comparação com os botões e interruptores mais tradicionais da superfície de trabalho do C100 mais antigo. As Salas de Controle Um e Três estão conectadas em rede através do Dante. “São dois sistemas diferentes, mas compartilham o mesmo I/O em todo o prédio, o que nos torna versáteis. Além disso, podemos compartilhar todas as mesmas fontes”, destaca Feingold.

Entre eles, o S300-48 na Sala de Controle 3 e o S300-32 na Sala de Controle 1 estão conectados a SB 32.24, SB 16.12 e SB i16 SuperAnalogue mic/line Stageboxes. Há também duas interfaces Network I/O D64, que acomodam 32 pares AES I/O; um A32, que interface 32 feeds de nível de linha para e da rede Dante; um A16.D16, interligando 16 linhas analógicas mais 16 linhas digitais AES3 com Dante; e um Network I/O SDI embedder/de-embedder.

O S300-48 usa uma ponte MADI de I/O local para interfacear com o gravador Pro Tools da Sala de Controle 3. Quanto à unidade móvel da Iowa PBS, ela carrega SB 32.24 e SB 16.12 Stageboxes para introduzir linhas através do Dante no console S300-32 do caminhão. Cada console inclui um motor TE2 Tempest com processamento para 256 caminhos de áudio totalmente processados. Isso pode ser expandido para até 800 caminhos através de upgrades de licença temporários ou perpétuos, reduzindo o investimento de capital enquanto garante que pode atender a quaisquer requisitos adicionais no futuro.

No geral, a Iowa PBS gera uma grande variedade de programação, desde esportes, artes e entretenimento até agricultura e política, incluindo os caucuses a cada ciclo eleitoral, sem mencionar as campanhas de arrecadação de fundos regulares. O S300-48 da Sala de Controle 3 dirige o áudio para dois programas semanais, incluindo um programa de agronegócios, Market to Market. “Às vezes levamos esse programa e um programa chamado Iowa Press para a estrada. Também fazemos um grande programa de música, Studio 3 LIVE”, relata Feingold, que apresenta artistas locais, regionais e nacionais. “Também tivemos diferentes programas externos, como o PBS NewsHour, que vieram produzir coisas no estúdio. Então, podemos acomodá-los também.”

Site relacionado: https://solidstatelogic.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados