Home Reportagens Lawo mc²56 via controle remoto estreia na Volksoper Vienna

Lawo mc²56 via controle remoto estreia na Volksoper Vienna

Por Ricardo Batalha

Instalações da renomada casa de ópera, musicais e balé de Viena agora contam com novo console Lawo mc²56, encomendado por técnicos que usam a tecnologia de controle remoto

“Volksoper de Viena” (“Volksoper Wien”), a grande casa de opereta, ópera, musicais e balé de Viena, é um tesouro cultural. Instalada em um edifício igualmente estimado, que remonta a 1898, é significativo por ser a única casa de concertos em Viena que produz operetas. Este local histórico abriga não apenas instalações de ópera e teatro, mas também um estúdio de gravação e uma sala de controle de ponta – um dos poucos teatros de espetáculos da Europa equipados com instalações de gravação e controle. Agora, essas instalações também possuem um novo console Lawo mc²56, encomendado por técnicos da Lawo que usam a tecnologia de controle remoto.

As instalações da Volksoper Wien são usadas para gravar performances tanto para transmissões de televisão quanto para concertos, especialmente de estreias, e também para criar clipes de áudio usados ​​durante as apresentações. Todo o conteúdo de áudio disponível publicamente da ópera é produzido dentro de suas instalações. Como o único local polivalente em Viena que produz um conjunto completo de ópera, opereta, musical e balé, a flexibilidade é fundamental; mais de 150 cantores, 95 músicos de orquestra e 100 dançarinos fazem parte do grupo da Volksoper Wien, que exige muito da tecnologia de áudio usada tanto no espaço de apresentação quanto no conjunto de gravação.


Para atender a essas demandas e também se preparar para o futuro, a casa foi equipada com um novo console de mixagem mc²56 baseado em IP da Lawo, encomendado em janeiro para substituir o mc²56 de primeira geração instalado em 2012. Como tudo, a Volksoper foi afetada pelo coronavírus nesta temporada, com medidas de segurança que levaram a paralisação das operações do palco, com acesso restrito à sala de controle de edifícios e áudio, apresentando desafios únicos na instalação e configuração do novo console. Martin Lukesch, gerente de projetos da Volksoper e chefe de tecnologia de som e mídia, junto com o engenheiro de projetos da Lawo Daniel Egea, decidiram abordar o processo usando o comissionamento por controle remoto. Além do software mxGUI fornecido com o console mc²56, foram utilizados meios de conferência on-line selecionados.

A abordagem de controle remoto tornou-se muito familiar para a Egea. “No início de abril, quando as medidas de segurança contra o coronavírus ainda eram extremamente rigorosas e ninguém, nem mesmo os engenheiros do cliente, podia realizar instalações ou testes no local ou em nossas instalações, a Lawo desenvolveu uma infraestrutura que permitia FATs remotos”, lembrou. “Com protocolos de segurança contínuos em todo o mundo, trabalhamos para tornar o comissionamento remoto e seu fluxo de trabalho correspondente uma parte padrão de nosso processo. Agora é quase rotina supervisionarmos remotamente um projeto”, completou.

“Como quase todo mundo, a corona interrompeu nossos planos”, disse Lukesch. “Se alguém nos dissesse, no início do ano, que encomendaríamos o novo console do mc²56 por suporte remoto, eu teria sacudido a cabeça com descrença. Mas Depois que o novo console foi entregue em maio, a instalação mecânica foi realizada pela equipe da Volksoper usando os protocolos de segurança e saúde adequados. Em seguida, usando a configuração on-line, Egea conseguiu ler todos os dados remotamente e crie novos cartões Compact Flash para o console, e os ajustes restantes foram feitos novamente por manutenção remota. Todos os dados e conteúdo de produção foram transferidos e tudo funcionou sem problemas.”

O novo 32-fader mc²56 possui 96 canais DSP e oferece uma capacidade de roteamento de 8.192 x 8.192 pontos cruzados. Ele suporta SMPTE 2110, AES67 / RAVENNA e DANTE, todos otimizados para ambientes de produção de vídeo IP. Os codificadores sensíveis ao toque com retroiluminação por botão e os TFTs coloridos oferecem codificação de cores clara das tiras de canal para melhor visibilidade e acesso mais rápido, mesmo em condições de pouca luz, e a tecnologia LiveView do Lawo fornece exibições em miniatura de fluxos de vídeo nos monitores de faders.

A nova temporada será iniciada com a opereta “Die Fledermaus”, de Johann Strauss, seguida pelo musical mundialmente famoso de Cole Porter, “Kiss Me, Kate”. No dia 13 de setembro, está prevista a estreia do musical “Sweet Charity”, adaptação do filme de Frederico Fellini, “Noites de Cabiria”. O maior sucesso deste musical, “Big Spender”, serviu para a produção da Volksoper no Youtube, feita com o novo console de mixagem mc²56.

“Embora já estejamos familiarizados com o nosso novo console por meio de treinamento e experiência com o console anterior do Lawo, poderemos gradualmente explorar completamente as possibilidades do nosso novo mc²56 na operação diária. E estou ansioso para isso”, concluiu Lukesch.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados