Solução inclui a montagem de 30 miniestúdios, todos equipados com um switcher de produção Blackmagic ATEM Mini ou ATEM Mini Pro
A Nagoya University of Commerce and Business (NUCB) montou um fluxo de trabalho de transmissão e streaming usando uma série de produtos Blackmagic Design. A solução inclui a montagem de 30 miniestúdios, todos equipados com um switcher de produção Blackmagic ATEM Mini ou ATEM Mini Pro, o que permitiu converter todas as aulas em aulas online sem perder um único dia do calendário acadêmico.
A NUCB é uma universidade privada localizada em Nisshin, Aichi, na região de Tokai no Japão. Uma das mais renomadas universidades japonesas internacionalmente com foco em negócios, a NUCB criou um programa abrangente de aprendizagem online, com o novo fluxo de trabalho desenvolvido em torno de uma configuração Blackmagic Design existente. Isso inclui os modelos URSA Mini Pro 4.6K e ATEM Television Studio Pro 4K, instalados nos últimos anos.
Em 2018, a NUCB construiu um estúdio dedicado para aulas online oferecidas a estudantes em licença maternidade. Para isso, foi montado um estúdio de streaming que incluía duas câmeras URSA Mini Pro 4.6K com Blackmagic URSA Viewfinders, uma Blackmagic Studio Camera 4K, um UltraStudio 4K Mini para captura de vídeo, um HyperDeck Studio Mini para gravação e um ATEM Television Studio 4K. Mesmo antes da montagem desse estúdio, a NUCB já usava oito unidades Blackmagic Studio Camera, um ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K com ATEM 2 M/E Broadcast Panel e um Blackmagic Duplicator 4K para atender às transmissões no auditório e trabalhos AV.
“Designamos uma equipe dedicada para alternar várias alimentações de câmera, com o intuito de recriar um ambiente mais realista do auditório, que era um projeto de grande escala. Não tínhamos nenhum conhecimento sobre montagem de estúdios, então o que fizemos foi analisar as imagens do site da Blackmagic e ler os manuais dos produtos para descobrir o que precisávamos, como cabos, microfones e outros periféricos, o que funcionou bem”, disse Hiroyuki Kurimoto, diretor do departamento de gestão da faculdade.
Aproveitando a primeira experiência em montagem de estúdios, o novo fluxo de trabalho da universidade inclui 30 miniestúdios equipados com ATEM Mini ou ATEM Mini Pro e Blackmagic eGPU Pro, utilizados para aulas online de graduação e pós-graduação desde abril, primeiro período acadêmico do Japão. Cada aula é filmada com uma câmera robótica que segue os movimentos do professor, que utiliza um ATEM Mini ou ATEM Mini Pro para fazer os cortes sozinho, enquanto o streaming ocorre via Zoom.
“O importante era fazer com que o estúdio fosse fácil de usar para professores de todos os países e todas as idades. O importante é ser intuitivo. Eles precisam usar um tablet como alternativa ao quadro-negro, por isso o switcher e os dispositivos de captura eram fundamentais. E não podíamos colocar os membros da equipe de tecnologia em cada sala de aula. Portanto, a acessibilidade dos equipamentos era muito importante”, disse Kurimoto. “Os ATEM Mini ou Mini Pros são muito intuitivos. Além disso, a interface da Blackmagic é semelhante em toda a gama de produtos, por isso foi mais fácil para nós, que já havíamos usado Blackmagic no passado.”
Em cada miniestúdio, o NUCB usa vários computadores para as aulas online. Um é utilizado para transmitir vídeo e áudio dos professores e o outro é destinado ao ATEM Mini ou ATEM Mini Pro, alimentado por duas entradas principais: um iPad como alternativa ao quadro-negro e uma apresentação de Keynote. Nos estúdios maiores, outros switchers ATEM foram usados para alternar várias alimentações de câmera. Nos miniestúdios, no entanto, eles foram usados principalmente para alternar telas compartilhadas. Os professores escrevem os comentários dos alunos no iPad e alternam entre o iPad e o Keynote.
Todas as aulas da NUCB estão usando esse estilo online, e têm que eliminar o risco de interrupção no meio da classe. Ao usar vários computadores e Blackmagic eGPU Pros, eles reduziram a carga sobre cada computador e podem oferecer aulas online com mais segurança e qualidade para todos os alunos.
“Uma coisa que descobrimos foi que o uso do iPad como quadro-negro era muito bom mesmo na sala de aula real. Além disso, os professores costumam mostrar documentos durante a aula, então mostrar esses documentos e escrever no iPad através de um ATEM Mini é muito mais fácil de visualizar do que com uma tela ou quadro-negro. O ATEM Mini ainda será um dispositivo essencial, mesmo quando voltarmos à sala de aula.”