A VAV audiovisual funciona como vitrine para projetos, profissionais e licenciamento de conteúdo
“Imaginem um Linkedin, só que fala a nossa língua, se comunica com o audiovisual”. É desta forma enfática que Isadora Lemes definiu a mais nova plataforma de networking brasileira batizada de VAV Audiovisual. Criada pela empreendedora junto com sua sócia Jade Goldfreind, o serviço com ares disruptivos e prometendo a modernidade das redes sociais para facilitar os trâmites entre empresas e profissionais do mercado teve sua estreia com bastante pompa no auditório da FAAP, ontem (15 de Maio) em São Paulo.
O evento, que contou contou com um público de maioria de estudantes, mas com alguns profissionais de produção e distribuição presentes, tratou de explicar a ideia por trás de plataforma que já vem tomando forma há mais de um ano. “A VAV é uma plataforma que visa a viabilização de obras audiovisuais, autorais ou publicitárias, por meio de automações”, explica de forma altamente técnica Goldfreind.
Esmiuçando os detalhes, a VAV é um serviço, materializado na forma de um portal web (e futuramente um App) que servirá à três propósitos iniciais: Permitir que os usuários criem perfis para divulgação de seus trabalhos e serviços visando inserção em projetos ou no mercado de trabalho; Abrir espaço para a gestão e visibilidade de projetos, abrindo espaço para conseguir outros colaboradores ou mesmo investidores interessados; E, por fim, servir como vitrine de obras audiovisuais para que canais de distribuição possam buscar por conteúdos licenciáveis, por meio de buscas avançadas, alinhando à suas necessidades de programação, orçamento e descomplicando a burocracia necessária. Tudo de forma gratuita.
A princípio, pode soar ambicioso, mas todo o projeto da VAV vem sendo desenvolvido de forma bastante madura, levando em conta as capacidades de desenvolvimento do time da empresa e da absorção do mercado. “Estamos implementando as fases por etapas, até para podermos adaptar e receber feedbacks de algumas das iniciativas da plataforma”, explica Lemes. Por hora, somente a parte de Perfil de Usuário e Inscrição de Projetos está funcional, com a funcionalidade de negociação de licenciamento como próximo passo e a criação de serviços premium, oferecidos aos usuários por meio de pagamentos, nos próximos 6 meses.
Como forma de ofertar ainda mais credibilidade a plataforma, a VAV já nasce com algumas parcerias de peso, como da Apro, Canon, Ancine, SPCine, LA FIlm Institute, Fox, entre muitas outras (a Panorama Audiovisual é apoiadora da iniciativa). “Vemos que as empresas do audiovisual ficam sempre muito restrita à bolha de profissionais que elas sempre trabalham, o que torna o dia-a-dia insustentável, devido ao número de obras simultâneas sendo realizadas hoje no país. Usando a VAV estas empresas poderão ter acesso à um banco de dados de profissionais e obras qualificados e validados pelo próprio mercado”, explica Goldfreind.
A plataforma VAV já está funcionando e é possível cadastrar-se e criar seu perfil gratuitamente acessando: www.vav.art.br