O JPEG XS (ISO/IEC 21122) é um novo padrão de codificação de vídeo que atinge uma saída com latência abaixo de um milissegundo
A Nevion adicionou uma nova função de codificação e decodificação de mídia JPEG XS ao seu “node” de mídia definido por seu software principal, Nevion Virtuoso. A nova funcionalidade já está sendo implementada por uma emissora internacional para que o vídeo entre e saia dos centros de conteúdo, como parte de uma solução de infraestrutura de produção ao vivo centralizada que é a primeira implantação oficial dessa tecnologia no mundo.
Novo padrão
O JPEG XS (ISO/IEC 21122) é um novo padrão de codificação para vídeo que atinge uma saída visualmente de alta qualidade, sem perda (para compactação concatenada única e múltipla), com uma latência abaixo de um milissegundo, ou seja, uma fração de frame de vídeo. A compressão de alta qualidade pode ser alcançada com taxas de até 10: 1 e superiores, dependendo da aplicação.
Isso torna o JPEG XS muito atraente para o transporte em tempo real de baixa latência de vídeo HD e 4K/UHD em redes de longa distância (WAN). Ele também o torna adequado para redes de área local (LAN) do campus e instalações com limitações de largura de banda quando o transporte sem compactação não é uma opção viável.
A função de mídia JPEG XS da Nevion Virtuoso é alimentada pelo TICO-XS da IntoPIX e oferece recursos de codificação e decodificação, além de suporte multicanal. Leva vídeos não-comprimidos em formatos SDI e IP (SMPTE ST 2110-20) e transmite vídeo codificado em JPEG XS para transporte sobre IP (SMPTE ST 2110-22). A solução também fornece proteção de transporte usando o SIPS (Seamless IP Protection Switching) baseado no SMPTE 2022-7.
A função multimídia do JPEG XS também pode ser combinada com os extensos recursos de áudio do Virtuoso, por exemplo, para permitir que vídeo e áudio codificados sejam transportados como fluxos separados do SMPTE ST 2110 e sincronizados no terminal de recepção.
Johnny Dolvik, diretor de produto e desenvolvimento da Nevion, diz estar muito satisfeito por ter adicionado o JPEG XS às muitas funções de mídia que podem ser dinamicamente configuradas no Virtuous Nevion. “Também estamos muito orgulhosos de que já esteja sendo implantado. Não temos dúvidas de que essa é a primeira de muitas implementações, já que o JPEG XS fornece equilíbrio entre compactação e latência”, afirma.
Além do JPEG XS, a Nevion Virtuoso já oferece recursos de codificação JPEG 2000, TICO e H.264. As novas possibilidades de utilização do JPEG XS poderão ser verificadas com o Virtuoso pela primeira vez no IBC 2019, entre 13 e 17 de setembro em Amsterdã, no estande da Nevion.