Entenda como a realidade virtual proporcionará uma imersão através de um smartphone ou tablet nos principais eventos do Círio de Nazaré, manifestação cristã realizada anualmente em Belém, no Pará
Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, a Diretoria do Círio de Nazaré, uma manifestação cristã realizada anualmente em Belém, no Pará, precisou se reinventar para levar a tradição e religiosidade do Círio de Nazaré mesmo sem ter que realizar as procissões que reúnem multidões pelas ruas da capital paraense. E neste sentido, a tecnologia virou aliada. Por meio da realidade virtual será possível viver esta experiência.
O Museu do Círio Virtual, que faz parte do projeto do Círio 360, proporciona uma imersão ampla de todos os principais eventos do Círio de Nazaré e tem como atração principal a possibilidade de acompanhar o trajeto completo do Círio em realidade virtual. Além disso, oferece acesso à um enorme banco de fotos, vídeos e imagens que explicam a origem da devoção através de imagens históricas, documentários, exposições fotográficas e diversos vídeos em 360 graus de todas as 13 procissões oficiais da festa.
A tecnologia é criação dos empresários paraenses Carlos Waldney e Danilo Moura, que contam com ampla experiência em criação de conteúdo para plataformas digitais. Este é o terceiro ano consecutivo que a ferramenta é oferecida, de forma gratuita para a população. Em 2020, devido a pandemia, o Museu está fechado, portanto, a orientação é que as pessoas visitem o museu no conforto e segurança de suas casas, utilizando as plataformas digitais. Para isso, basta baixar o aplicativo na Apple App Store e Google Play, por tablet ou celulares, a partir do dia 9 de Outubro, data de lançamento efetivo da programação Círio 2020 ‘A fé sem distâncias.
A ferramenta tecnológica é mais um produto disponível para que os devotos de Nossa Senhora possam vivenciar o Círio de casa em segurança, contribuindo com a saúde pública. E ao longo da visitação será oferecida a oportunidade de realizar doações voluntárias para quem desejar contribuir para o projeto e obras sociais da igreja.
Confira a entrevista abaixo para saber mais detalhes!!!