A Blackmagic Design anunciou que os alunos da Sisler High School em Manitoba, Canadá, usaram o DaVinci Resolve para edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som em 16 minidocumentários para a Canadian Broadcasting Corporation (CBC) e em uma minissérie de três episódios para o canal Fibe TV1 da Bell. O trabalho dos alunos foi transmitido para milhões de telespectadores em todo o Canadá como parte do programa CREATE.
Criado em 2015 com o apoio da Winnipeg School Division, o programa CREATE da Sisler High School ajuda os alunos do nono ano em diante a trilhar carreiras em áreas como cinema, animação, design de jogos e muito mais. Por meio de projetos, mentoria e estágios, os alunos adquirem habilidades práticas e insights do setor, resultando em um portfólio que abre portas para futuras oportunidades. Os graduados do programa CREATE foram empregados por grandes estúdios e organizações, como Nickelodeon, MPC, Amblin, Atomic Cartoons e muito mais, além de ganhar vários prêmios de prestígio.
Segundo o instrutor de produção cinematográfica e efeitos visuais do CREATE, Jonathan Dyck-Lyons, o programa de dez meses passou por uma grande transformação quando migrou do software de pós-produção que usavam para o DaVinci Resolve. A adoção do DaVinci Resolve agilizou a entrega dos projetos, pois os alunos podiam editar, colorizar, criar efeitos visuais, editar o áudio e finalizar seus trabalhos tudo em uma única plataforma.
“A transição para o DaVinci Resolve foi uma decisão estratégica”, disse ele. “Ter o ambiente de pós-produção em um único software melhorou significativamente a capacidade de nossos alunos de gerenciar projetos complexos com eficiência. Estamos empenhados em capacitar os alunos em artes e mídias digitais profissionais, e nossa parceria com a CBC e a Fibe TV1 também reflete isso, já que os alunos são orientados por profissionais e produtores da indústria para criar projetos interessantes e participam de todo o processo de produção.”
Nos primeiros cinco meses do programa neste ano letivo, os alunos editaram e colorizaram 16 minidocumentários no DaVinci Resolve para a CBC, incluindo “Math, Science, and Mad Moves: Winnipeg Teacher Dreams of Dance Greatness” e “Winnipeg Teen Saves Cancer Researchers Decades in Data Processing Time”, que foram ao ar no canal de TV e de rádio da CBC e transmitidos online. Após a conclusão dos projetos da CBC, os alunos começaram a trabalhar com a Fibe TV1 durante os cinco meses seguintes na criação de uma minissérie original para apresentar aos produtores.
“Nossos alunos usaram todas as páginas do DaVinci Resolve”, explicou Dyck-Lyons. “Eles foram responsáveis por exibir copiões, aprender atalhos, gerenciar clipes na página Mídia, agrupar com mais eficiência na página Corte, executar várias linhas de tempo com organização e eficiência, usar poderosas ferramentas de rastreamento para correção de pintura, usar a Fairlight para limpar o áudio e cumprir com os padrões LUFS da CBC e da Bell, usar o chaveador croma no Fusion e renderizar para vários formatos na página Entrega para redes sociais e televisão.”
Dyck-Lyons também ressaltou como as ferramentas do DaVinci Resolve ajudaram os alunos a enfrentar diversos desafios de produção, como filmagens expostas inadequadamente, correspondência de cores, planos tremidos, remoção de logotipos, problemas com áudio, restrições de hardware que exigem edição de proxies e muito mais.
“Além disso, a qualidade do gerenciamento de cores que nossos alunos tiveram nas entregas para a redação do CBC foi impressionante”, disse Dyck-Lyons. “A colorização do trabalho que eles fizeram apresentou uma qualidade cinematográfica que normalmente não vemos em programas de notícias comuns. Mesmo com o tempo limitado dos programas de notícias, o visual do trabalho era de altíssima qualidade.”
“A Blackmagic Design revolucionou a nossa abordagem e beneficiará o programa nos próximos anos. É surpreendente ver como usar o DaVinci Resolve nos ajudou a cumprir os prazos de entrega do nosso projeto com mais rapidez e proporcionou uma qualidade de produções cinematográficas aos documentários dos alunos. Nosso programa abre portas para os alunos e garante que eles não estejam apenas preparados para o mercado de trabalho, mas também saiam na frente no cenário competitivo das mídias digitais”, concluiu Dyck-Lyons.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube