Chris Marsall, proprietário do CGLA Studios, relata a sua experiência com o XPression, a plataforma gráfica em tempo real da Ross Video, no Grammy Awards
A cerimônia da 62ª edição do GRAMMY Awards foi realizada em Los Angeles, reunindo um grupo repleto de estrelas do mundo da música e do entretenimento. Para Chris Marsall, proprietário da CGLA Studios, foi como mais um dia no escritório (ou caminhão, para ser mais preciso), embora até mesmo um profissional experiente como Chis ainda sinta alguma emoção ao trabalhar em um evento tão prestigioso. “A CGLA ajudou a impulsionar a transmissão do tapete vermelho para o E! Ao vivo há vários anos, e é um show muito movimentado e com muita energia. Não há muito tempo de inatividade, mas é bom olhar pela janela quando você tem uma chance e absorver parte da atmosfera”.
Chris usa o XPression, a plataforma gráfica em tempo real da Ross Video, há quase uma década, e XPression é a espinha dorsal do E! Show ao vivo no tapete vermelho. “Comecei a trabalhar com o XPression em 2012”, observa ele. “Tinha duas caixas e trabalhei com até doze CGs XPression, que uso e alugo para shows. No que diz respeito ao evento GRAMMY, estou trabalhando com três sistemas – um para os talentos e entrevistados, um segundo para os elementos do patrocinador e gráficos especiais e uma terceira unidade que faz todos os IDs de moda, mostrando como as celebridades saem de suas limusines ou andam pelo tapete vermelho.”
Para Chris, o XPression mudou o cenário dos gráficos ao vivo. “Estamos sempre sob pressão quando cobrimos um evento ao vivo e precisamos trabalhar com eficiência. O XPression é uma ferramenta incrível – podemos fazer alterações instantaneamente, em tempo real, e não é tão estressante quanto minhas experiências de trabalho com outros produtos. O CGLA cria pacotes gráficos para clientes que usam software tradicional como Photoshop e After Effects, mas a capacidade de criar todos os seus elementos no XPression é fantástica, ele oferece o melhor desempenho e as revisões mais rápidas no ar! Além disso, a Ross realmente ouve sua base de operadores e está constantemente aprimorando o produto com base no feedback do usuário. Como exemplo, um instalador atualiza tudo diferente de outros sistemas em que você precisa atualizar o software, atualizar os plug-ins e ajustar os feeds de dados. Essa ênfase na facilidade de uso é incrivelmente importante para usuários como eu e mostra que a Ross realmente pensa nas coisas da perspectiva do cliente.”
Embora não seja um recurso da transmissão do GRAMMY, Chris também trabalhou recentemente com o XPression em aplicativos de estúdio virtual/realidade aumentada e ficou incrivelmente impressionado com o que viu. “Devo dizer que o XPression lida com rastreamento de câmera e espaço 3D melhor do que qualquer outro produto da concorrência.”
Com os prêmios GRAMMY concluídos, o que vem a seguir para Chris e a equipe da CGLA? Outro pequeno evento discreto em Los Angeles, que está a apenas duas semanas. “Assim que chego em casa, começo a me preparar para a cobertura do tapete vermelho do Oscar, e a XPression também está no topo da minha lista de equipamentos”.