Mais de 20 canais do Sennheiser Digital 6000 são implantados em eventos de transmissão por marcos, com apresentações de Lizzo, Blake Shelton, Brandi Carlile e outros.
Transmitido ao vivo em 26 de janeiro, o 62º Annual GRAMMY Awards contou com o sistema de microfone sem fio Digital 6000 da Sennheiser para fornecer um sinal completamente digital para microfones vocais sem fio pela primeira vez na história da premiação. Os destaques da noite incluíram performances cativantes de Lizzo, Brandi Carlile, Blake Shelton e outros, já que mais de 20 canais do Sennheiser Digital 6000 RF foram implantados nas áreas de produção e MC no Staples Center, em Los Angeles (EUA).
À luz de um ambiente de RF sempre congestionado e uma demanda incessante por frequências sem fio, a implantação técnica deste ano foi nada menos que um marco. Depois de receber o sinal do microfone, cada canal receptor do Sennheiser Digital 6000 sem fio foi retransmitido através de uma rede Dante redundante dupla que carregava vários fluxos de áudio multicanal idêntico, até vários consoles de mixagem digital localizados em todo o local.
“Esta é a primeira vez que o GRAMMY Awards consegue entregar os microfones vocais sem fio em um caminho completamente digital até todo console de mixagem”, observou Jeff Peterson, designer de PA da ATK Audiotek. De acordo com o coordenador de áudio do GRAMMY Awards, Michael Abbott, ao combinar um sistema de microfone sem fio digital de alta qualidade e uma rede Dante como um protocolo de transporte, o programa obteve uma resposta de frequência muito melhorada. “Os mixers comentaram como eles são capazes de fazer menos gravações de equalização nas frequências baixa e média, e a resposta estendida de alta frequência que estamos recebendo com os microfones sem fio está introduzindo a filtragem passa-baixo, o que não tivemos que fazer no passado.”
A Abbott, que usa os sistemas Sennheiser no GRAMMY Awards por mais de 30 anos, especificou o sistema Digital 6000 para toda a produção e microfones MC no evento deste ano. “Agradecemos a agilidade da frequência do Digital 6000 em um ambiente tão intenso de RF”, diz ele. “Isso nos permite implantar vários transmissores e receptores com desempenho confiável”, acrescenta Peterson. “Monitoramento, controle e flexibilidade são os recursos que mais nos ajudam, e nos beneficiamos consideravelmente com a resistência à interferência do Digital 6000, além de seu uso eficiente da largura de banda”.
Stephen Vaughn, coordenador da Soundtronics Wireless, garante que todos os microfones sem fio e monitores intra-auriculares trabalhem em harmonia entre si durante o programa. “O Digital 6000 é impressionante”, afirma. “A quantidade de frequências que posso obter em um canal de TV é a parte que realmente me ajuda no ambiente de hoje. Mesmo que você não tenha um escopo, basta olhar para o medidor de qualidade na parte frontal da unidade e saber se você está ou não interferindo. Além disso, o fato de os transmissores Digital 6000 usarem baterias recarregáveis é decisivo para mim, pois estou cansado de jogar centenas de baterias no lixo. Com o 6000, não há nada disso: você apenas os recarrega e os reutiliza. Sinto-me mais confortável usando essas baterias descartáveis.”
Lizzo oferece uma grande inauguração com a Sennheiser
Lizzo rapidamente deu o tom para o show, abrindo o GRAMMY Awards, oferecendo uma lembrança sincera de Kobe Bryant e entregando uma mistura fascinante de “Cuz I Love You” e “Truth Hurts”. Cantando através de um transmissor de mão Sennheiser SKM 6000, acoplado a uma cápsula MD 9235, 8 vezes indicado ao GRAMMY – que também ganhou o primeiro GRAMMY Award da noite com “Melhor Performance Pop Solo” – exibiu seu incrível talento, versatilidade e carisma, apoiado por um conjunto orquestral e várias bailarinas. No final da apresentação, a flauta de Lizzo – adornada com um mini transmissor bodypack sem fio Sennheiser SK 6212 e um microfone de lapela ME 104 – foi abaixada por um trapézio enquanto ela seguia para um solo instrumental de tirar o fôlego.
“O SKM 6000 e o MD 9235 são a minha combinação preferida desde a estréia da linha D6000 – a cápsula é perfeita para o poderoso vocal de Lizzo”, diz Brandon Blackwell, FOH da Lizzo. “Ela é uma vocalista muito forte e, ao contrário das cápsulas de outros fabricantes, a resposta de frequência parece não entrar em colapso, perdendo o calor nas baixas frequências médias e na definição de alto nível.” Por suas performances de flauta, Blackwell diz que o uso sem fio foi libertador: “Quando entrei, Lizzo estava tocando sua flauta no microfone vocal em um suporte. Agora, com o transmissor SK 6212, ela pode tocar quando e onde quiser. O transmissor é tão pequeno e leve que você mal consegue vê-lo. Emparelhado com o microfone de lapela cardióide ME 104 e um posicionamento preciso da nossa Engenheira de Monitor/Loreen Bohannon, da Flute Tech, obtemos um som rico da flauta. Além disso, podemos falar sobre a vida da bateria? É maravilhoso!”
Brandi Carlile define o padrão ouro
Brandi Carlile, que foi reconhecida com várias indicações ao GRAMMY Award, apresentou um poderoso dueto ao lado de Tanya Tucker de “Bring My Flowers Now” – que também ganhou “Melhor música country”. Carlile, que acompanhou Tucker no piano e também cantou, utilizou um transmissor de mão Sennheiser SKM 6000 banhado a ouro, juntamente com uma cápsula Neumann KK 205. “Tudo começou no Grammy há um ano, quando entramos e trouxemos o ouro com fio Neumann 105 e, à medida que o programa progredia, pensei que estava na hora de um microfone sem fio”, lembra Sean Quackenbush, FOH for Brandi Carlile.
“Entrei em contato com a Sennheiser, e elas me mostraram algumas opções que combinavam a cápsula Neumann com uma Digital 6000. Desde então, o desempenho do sistema tem sido impressionante com a quantidade de frequências que você pode discar. Desde então, eu uso o sistema em todo o mundo e tem sido sólido como um todo. Além disso, não preciso me preocupar em expandir determinadas faixas de frequência para determinados países, pois o sistema RF é muito eficiente.”
Desempenho confiável com os clientes no núcleo
Não importa onde eles estejam em suas trajetórias de carreira ou qual o tamanho do palco, a Sennheiser permanece ao lado de seus clientes: “A Sennheiser me ajuda há 20 anos, em quase toda a minha carreira”, acrescenta Quackenbush. “O Digital 6000 – assim como o suporte da Sennheiser – tem sido de primeira qualidade.”
“O apoio da Sennheiser tem sido incrível”, acrescenta Blackwell. “Sempre que tenho um problema – o que é realmente raro – a Sennheiser está sempre lá para mim e meu problema geralmente é resolvido em menos de 24 horas. Como engenheiro de som, decidimos usar determinados produtos com base em suas qualidades sonoras. Mas para mim, o atendimento ao cliente é o que me faz voltar continuamente. Eu tive um grande apoio desde o início com a Sennheiser e continuarei usando e comprando seus produtos.”