Home Reportagens Sony anuncia a câmera BURANO

Sony anuncia a câmera BURANO

Câmera BURANO, da família CineAlta, combina destacadas imagens de cinema e portabilidade excepcional para cinegrafistas individuais e pequenas equipes

Por Ricardo Batalha

A Sony anunciou a nova câmera BURANO como parte da família CineAlta, a linha de câmeras cinematográficas digitais de alta gama da marca. A nova câmera BURANO apresenta um sensor com a mesma ciência de cor que a câmera VENICE 2 e especialmente projetado para produções de um só cinegrafista e com pequenas equipes. Esta câmera combina qualidade de imagem excepcional e grande portabilidade, e é a primeira câmera cinematográfica digital do mundo com montagem PL em incluir um sistema de estabilização de imagem interna.

Além disso, pela primeira vez, a carcaça compacta inclui uma estrutura de filtro eletrônico ND variável mais fina junto ao mecanismo de estabilização de imagem, o qual é uma característica tecnológica nunca vista antes. Ao retirar a montagem de lente PL, a câmera pode ser usada com lentes montagem E e admite as funções Fast Hybrid AF e Subject Recognition AF, ideais até mesmo para capturar sujeitos em rápido movimento.

“A câmera BURANO é ideal para projetos com ou sem roteiro, seja para produções comerciais, de vida silvestre ou documentários, pois cria conteúdo com verdadeiro aspecto de cinema, incluso ao trabalhar com equipamentos simplificados. Esta câmera supera os limites da cinematografia digital uma vez mais, e é uma maravilhosa integração para os sets de filmagem, junto com nossas atuais câmeras de cinema digitais”, explica Sebastian Leske, responsável da área de desenvolvimento de negócios de cinema da Sony Europe.

Depois de provar a câmera, Thierry Donard, diretor e produtor de filmes de esportes extremos, afirma o seguinte: “Faz dois anos, não era fanático do foco automático; agora não posso trabalhar sem ele. No caso de outras marcas, você não quer desligar a câmera porque leva muito tempo voltar a ligá-la, mas, neste caso, você pode desligar e ligar a câmera, e funciona imediatamente. Um dos desafios maiores da filmagem foi devolver a câmera à Sony ao terminar; realmente queria ficar com ela”.

Características principais: potente sensor full-frame 8.6K
Através do uso da tão elogiada ciência da cor da câmera VENICE, a câmara BURANO apresenta um sensor full-frame 8.6K que compartilha a maioria das especificações da câmera VENICE 2, o que permite usá-las juntas em quase todo tipo de produção. O sensor conta com um valor duplo ISO base de 800 e 3200, e 16 níveis de latitude para produzir imagens incríveis, incluso nos ambientes de iluminação mais desafiantes.

Igual a todas as câmeras da linha full-frame Cinema Line da Sony, a câmera BURANO terá a capacidade filmar em formato full-frame e Super 35, e também contará com uma função de descompressão para lentes anamórficas. Ele pode filmar em taxas de quadros que incluem até 8K a 30 quadros por segundo, 6K a 60 quadros por segundo ou 4K a 120 quadros por segundo.

A câmera BURANO tem uma estrutura compacta e leve que oferece grande portabilidade; é aproximadamente 32 mm mais curta e 1,4 kg mais leve que a câmera VENICE 2. A câmera BURANO conta com uma carcaça resistente de liga de magnésio, o que a deixa apta para filmar nos ambientes mais desafiantes. A câmera e os materiais das embalagens de câmeras e acessórios são feitos principalmente de celulose vegetaliv, em lugar de plástico, como parte das iniciativas da Sony para respeitar o meio ambiente. Além disso, para proteger a câmera, utiliza-se celulose moldada em lugar de poliestireno expandido.

Sistema de estabilização óptica de imagem integrado
A câmera BURANO é a primeira câmera cinematográfica digital com montagem PL do mundo em incluir um sistema de estabilização de imagem interno. Graças a um novo mecanismo de estabilização de imagem e um algoritmo de controle que emprega a avançada tecnologia de estabilização de imagem das câmeras de lente intercambiável sem espelho série Alpha, o movimento indesejado da câmera, como quando se filma com a câmera na mão ou caminhando, pode ser corrigido ao usar lentes de montagem E ou PL.
Filtro ND variável para obter maior controle e otimização da exposição
A câmera BURANO vem equipada com um filtro eletrônico ND variável que vai de 0.6 a 2.1, o que permite ajustá-lo facilmente em diversas condições de luz. Além disso, o filtro eletrônico ND variável permite controlar a profundidade de campo e a Iris, e ajustar a exposição ótima sem trocar a profundidade de campo.

Chris Schmid, suíço, criador e diretor de fotografia independente de documentários, afirma o seguinte: “O filtro ND variável é de verdade incrível… Quando você faz zoom, a abertura troca e, com um botão você pode modificar o nível do filtro ND para compensá-lo. Realmente é muito útil. Quando você observa o material, o ângulo dinâmico é muito agradável, você pode recuperar os detalhes das sombras das árvores sem alterar a luz, não se queima e é incrível ver como o bosque ganha vida”.

Lentes de montagem E para contar com maiores opções
Há mais de 70 lentes de montagem E que podem usar a excelente função de estabilização de imagem surgida com a série Alpha, assim como a função Fast Hybrid AF, que combina os benefícios dos métodos de detecção de fase e detecção de contraste. Além disso, são compatíveis com a função Subject Recognition AF altamente precisa e que usa inteligência artificial. Ao usar uma lente de montagem E, fica ainda mais reduzido o peso e o tamanho da câmera.

Design de estrutura atualizado para obter maior ergonomia
A câmera BURANO também apresenta melhorias no design baseadas na opinião da comunidade de criadores de conteúdo. Por exemplo, todos os botões do menu se encontram do lado do operador da câmera. Por outro lado, as luzes indicativas de tally estão situadas em três lugares diferentes, o que facilita que a equipe ao redor verifique o estado da gravação. A tela LCD multifuncional de 3,5″ pode ser usada como visor, para gerenciar o foco tátil ou para controlar o menu. Além disso, a BURANO está equipada com um robusto braço para visor opcional em formato em T, duas entradas de áudio XLR de 3 pinos e um terminal para fone de ouvidos (mini jack estéreo), o que é muito conveniente quando há só um operador.

Formatos de gravação para oferecer maior flexibilidade nos fluxos de trabalho
A câmera BURANO pode gravar desde HD até 8K segundo a resolução, a relação de aspecto e o codec. A câmera BURANO admite vários formatos de gravação internos, como o novo XAVC H para 8K, que utiliza o codec eficiente de alta compressão MPEG-H HEVC/H.265. Outros formatos de gravação incluem XAVC e X-OCN LT. X-OCN é o formato RAW comprimido original da Sony que pode capturar informação gravada com dados lineares de 16 bits, o que permite aos criadores mais liberdade de cores na etapa de pós-produção. O formato X-OCN LT pode reduzir o tempo de transferência de arquivos e a carga do tamanho de armazenamento, o que faz com que os fluxos de trabalho de pós-produção sejam mais eficientes que os das versões standard de dados RAW.

A câmera BURANO inclui duas ranhuras para os novos cartões de memória CFexpress Type B e admite o modelo VPG400, que pode manter a escrita de dados de vídeo a alta velocidade, incluso em formato X-OCN LT 8K. No início de 2024, a Sony lançará novos cartões de memória CFexpress Type B compatíveis: CEB-G1920T (1920 GB)/ CEB-G960T (960 GB).

Ecossistema de produção versátil e eficiente
A câmera BURANO admite vários modos de gravação Log, que incluem S-Gamut3 e S-Gamut.Cine; estes são espaços de cor que cobrem uma gama de cores superior à dos espaços BT.2020 e DCI-P3. A câmera BURANO pode reproduzir as mesmas cores que todas as câmeras Cinema Line da Sony, como a câmera VENICE 2. Isso permite que os criadores combinem câmeras da mesma linha.

A câmera BURANO inclui quatro aspectos cinematográficos: Warm (quente), Cool (frio), Vintage e Teal and Orange (verde azulado e laranja), além de admitir as tabelas de consulta (LUT, por suas siglas em inglês) s709 e 709 (800%). Além disso, igual a série VENICE, dentre outras, a câmera BURANO pode ser utilizada para produções virtuais que usam telas LED, como Cristal LED VERONA da Sony.

A Sony lançará separadamente a alça com controle remoto GP-VR100 para a estrutura principal da câmera BURANO, que serve para controlar a alavanca de zoom e o botão de início e detecção da gravação, o qual é particularmente útil quando se filma com só um operador.

A câmera BURANO admitirá o protocolo S700 sobre Ethernet e uma função de visualização com descompressão de 1.5x ao usar lentes anamórficas (serão introduzidas para o terceiro trimestre de 2024). No futuro serão implementadas mais atualizações em função dos comentários e sugestões dos usuários vi. Também será admitida a versão 1.11 de Camera Remote SDKvii, o kit de desenvolvimento de software que agora inclui monitoramento.

Melhoria contínua da linha Cinema Line
Cinema Line é uma série de produtos de câmera para criadores de conteúdo que oferece não só o aspecto cinematográfico cultivado através da ampla experiência em produção de cinema, mas também, funcionamento e confiabilidade melhorados para satisfazer as diversas necessidades dos criadores exigentes.

Com o objetivo de evoluir continuamente, Cinema Line inclui atualmente as câmeras de alta gama CineAlta VENICE, VENICE 2 e BURANO, bem como os diversos modelos FX e a exclusiva câmera PTZ FR7. Desde uma perspectiva de software, a aplicação móvel lançada recentemente, Monitor & Controlviii, parte da Sony Creators’ Cloud, pode-se usar com os modelos FX3 e FX30, dentre outros.

A aplicação, projetada pensando nos criadores visuais, permite o monitoramento de vídeo sem fio, a possibilidade de determinar a exposição com grande precisão por meio da cor falsa e dos monitores em forma de onda, e um funcionamento intuitivo do foco das câmeras compatíveis, seja na tela de um smartphone ou de um tablet. A câmera BURANO também será compatível com esta aplicação.

Para conhecer a câmera BURANO, visite o stand da Sony na feira IBC 2023, que acontecerá de 15 a 18 de setembro em Amsterdã.

Site relacionado: http://www.sony.net

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados