Atualizações de firmware se baseiam na extraordinária captura de imagem e ciência das cores das plataformas VENICE e FX9
Para oferecer ainda mais expressão e usabilidade para os diretores de fotografia e seus colaboradores na produção e postagem, a Sony expandirá os recursos de sua câmera digital de filme VENICE e FX9 full frame. As atualizações de firmware se baseiam na extraordinária captura de imagem e ciência das cores das duas plataformas. A VENICE oferece mais opções de monitoramento e alta taxa de quadros e a FX9 expande os recursos de gravação e gravação para criadores de conteúdo.
“A Sony está comprometida em capacitar os cineastas a cumprir sua visão artística com câmeras desenvolvidas por e para diretores de fotografia”, disse Neal Manowitz, vice-presidente da Imaging and Professional Solutions Americas, Sony Electronics. “A capacidade de filmagem e o fluxo de trabalho eficiente são fatores-chave na seleção de câmeras. Ouvimos nossos clientes e continuamos aprimorando a funcionalidade das câmeras VENICE e FX9 para melhor atender às suas necessidades visuais de narrativa.”
Desde o seu lançamento em 2017, a VENICE foi usada para capturar mais de 200 lançamentos teatrais, de transmissão, por cabo e de streaming, incluindo “The Plot Against America”, da HBO, e dezesseis outras séries que estrearam em março e abril. A versão 6.0 do firmware VENICE permitirá a importação de arquivos Advanced Rendering Transform (.art) que melhoram o monitoramento da qualidade da imagem e as opções de exibição no set. Esses arquivos .art podem ser gerados pelo software RAW Viewer da Sony, a partir dos arquivos 3D LUT dos usuários.
Além disso, a Sony está colaborando com a Technicolor para criar uma nova “biblioteca de visuais ” para a câmera VENICE, que estará disponível on-line como um recurso para criativos que desejam acessar rapidamente alguns dos principais looks estabelecidos pela Technicolor inspirados em seus história cinematográfica.
Outro aprimoramento no firmware da VENICE 6.0, que será lançado em novembro, é a capacidade de fotografar com uma segunda linha de quadro do usuário. Isso permite que os diretores de fotografia aproveitem mais facilmente o grande tamanho do sensor da VENICE para filmar para distribuição horizontal e vertical na mesma composição.
Os recursos da VENICE 6.0 também incluem:
– Expansão dos recursos de HFR – até 72fps em 5,7K 16: 9 e 110fps em 3,8K 16: 9, o que simplifica a pós-produção em câmera lenta, especialmente para fluxos de trabalho de drama de TV que possuem retornos rápidos; além disso, até 72fps a Modo de imagem 4K 6: 5 para operação com lente anamórfica.
– Monitoramento 3D LUT aprimorado – a aparência 3D LUT pode ser alimentada no visor da câmera
– Informações do giroscópio nos metadados – os dados de inclinação e rotação da câmera podem ser referenciados pelas equipes de efeitos visuais
Já a versão 2.0 do firmware FX9, lançada em 2019, suporta gravação 4K 60p / 50p através de sobre-amostragem a partir de uma área cortada em 5K do sensor de quadro completo 6K. A versão 2.0 também permite a saída de um sinal RAW 4K de 16 bits para um gravador externo com o acessório opcional XDCA-FX9. Essa profundidade de bits adicional além da gravação interna de 10 bits da câmera é ideal para projetos que exigem pós-produção mais intensiva.
Além disso, o firmware FX9 2.0, planejada para ser lançada outubro, expandirá a operabilidade da câmera com a tecnologia Eye AF e a operação com tela de toque para controle de foco e configuração de menu no visor.
Os recursos da FX9 2.0 também incluem:
– Gravação HD em full-frame de 180 qps
– Gravação DCI 4K (4096 × 2160)
– Capacidade de carregar LUTs 3D do usuário
– Função de disparo HDR gravada no Hybrid Log Gamma
Para obter mais informações, visite pro.sony.