Com a linha de produção para projetores PT-DZ21K, a Panasonic anunciou que toda a gama de projetores de alto brilho terá tecnologia laser embutida
Com a fabricação da gama de projetores PT-DZ21K, a Panasonic anunciou que toda a gama de projetores de alto brilho e uma tecnologia incorporada com laser. A série DZ21K, cujo recall é prevista pela Panasonic para a próxima primavera, foi uma grande inovação no setor de projetores de 20.000 lumens e mudou o mundo da projeção.
Originalmente projetado para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, eles destacaram o potencial do mercado de locação e da encenação. Além disso, esses projetores ajudaram a Panasonic a atingir 80% de participação de mercado em sua categoria, um número que ainda mantém hoje. São dispositivos que se destacam porque medem e pesam 50% menos que outros produtos de sua categoria.
Notavelmente, eles foram usados para fazer mapeamentos com projeção durante as comemorações de Bucareste 555 em 2014, em que 104 unidades foram usadas, e obtiveram o recorde mundial de mapeamento com projeção, no qual 142 unidades foram usadas no festival Circle of Lights de Moscou em 2015.
Em linha com essas inovações, a Panasonic lançou sua primeira plataforma laser em 2014 e, no ISE de 2017, seu projetor laser mais representativo, o PT-RZ21K, com o mesmo nível de brilho de 20.000 lumens no invólucro compacto original do modelo DZ21K.
Os módulos a laser hermeticamente selados permitem que o RZ21K ofereça uma projeção ininterrupta de até 20.000 horas. Isso alcança maior confiabilidade e uniformidade de cor para as empresas de locação, o que reduz a necessidade de manutenção e o custo total de propriedade.
Desde o momento de sua apresentação, os projetores RZ21K têm sido um modelo de referência no mercado de locação e projeções em grandes espaços, e foram usados para iluminar a Torre Eiffel no festival Japonismes 2018, onde foi celebrado o 160º aniversário da Amizade franco-japonesa. Além disso, seis modelos RZ21K foram usados para o espetáculo Guidizio Universale. Miguel Ángel e os segredos da Capela Sistina, que permitiram ao público desfrutar de uma projeção de 270 graus mostrando as famosas obras do artista na Capela Sistina.
“O modelo DZ21K supôs uma mudança na categoria de projetores de 20.000 lumens, mas o mercado de aluguel, encenação e eventos passou inteiramente à projeção a laser. O uso de lasers oferece vantagens óbvias em termos de confiabilidade total e menor necessidade de manutenção, razão pela qual chegou a hora de fechar um estágio. A tecnologia laser permitirá uma maior expansão do mercado, com um número crescente de mapeamentos semipermanentes e permanentes que serão comercialmente viáveis graças ao melhor desempenho dos projetores a laser”, afirma Hartmut Kulessa, diretor de Marketing Europeu da Panasonic.
O projetor PT-DZ21K interromperá a produção em março de 2019, enquanto o PT-RZ21K já estará à venda.