O sistema de produção de áudio combina o controlador Nuage da Yamaha e o software Nuendo da Steinberg
Os estúdios da Drax Audio em Madri (Espanha) incorporaram um sistema Nuage – Yamaha Music and Post Production – com o software Nuendo em sua sala Havaí, uma das quatro salas multifuncionais que compõem os estúdios. O Drax Audio é um estúdio de som com mais de 15 anos de história e que desenvolve a sua atividade no campo da produção e pós-produção de som para os setores audiovisual e musical.
Localizado desde 2011 nos antigos e lendários estúdios de gravação Eurosonic, o Drax Audio manteve a maior parte do condicionamento acústico e de sonorização original, mas equipou todas as suas salas com tecnologia de última geração. Os estúdios contam com mais de 650 m² distribuídos entre as quatro salas de gravação e seus respectivos controles: Havaí, Kyoto, Eastlake e Skyline. A sala Eastlake foi projetada e construída pela renomada empresa inglesa de engenharia acústica Eastlake, e possui mais de 150 m² distribuídos entre sala e controle. Consiste em três espaços acústicos diferentes, de uso simultâneo e isolados uns dos outros.
Por sua parte, a sala Havaí, também com design e construção Eastlake, tem uma delicada acústica variável, quase 100 m² de superfície e um controle semelhante ao da sala Eastlake, mas de caráter diferente. Já a sala Kyoto, tem um acesso individual e exclusivo a todo o “palco”, com pré-recepção e área de descanso/reunião, com luz natural e acústica variável superior a 25 m2, controle de gravação e mixagem com 50 m².
A sala Skyline, dedicada à produção de discos, é totalmente adequada para pós-produção de A / V. Para a sala Havaí, uma das mais versáteis do estúdio, a Drax Audio vem estudando a implementação de um sistema de gravação e pós-produção versátil e inovador e, depois de uma análise profunda, optou pelo software Yamaha Nuage e Steinberg Nuendo, também orientado para a produção musical.
Nuage – Yamaha Music e Post Production é um sistema de produção de áudio que combina o sistema controlador Nuage da Yamaha e o software Nuendo da Steinberg. O controlador Nuage é de arquitetura modular e possui os seguintes elementos de hardware: unidade de controle Nuage Master, Nuage Fader e unidade de espaço de trabalho. Esses componentes se intercomunicam entre si e com até três sistemas DAW, através da rede Dante. Inclui um cartão PCI e Dante de baixa latência para Mac e PC, com até 128 canais simultâneos e bidirecionais a 192kHz ou 256 canais a 96kHz.
Como unidades de entrada e saída, o Nuage dispõe de três opções, com operação de até 24 bits/192 kHz, e que incluem a tecnologia avançada JetPLL de redução de jitter, assegurando um jitter extremamente baixo e uma resolução AD/DA: Nio500-D16: 16 entradas/saídas AES/EBU, Nio500-A16: 16 entradas/saídas analógicas e Nio500A8D8: 8 entradas/saídas analógicas e 8 entradas/saídas AES/EBU.
A tecnologia audiovisual CSS, parceira Yamaha Nuage, forneceu o sistema e a instalação foi realizada pela equipe de áudio DRAX sob a direção de Ruben Carregal, sócio fundador e diretor técnico.