Sala de controle, que inclui console com sistema Avid S6, ProTools e Sequoia como DAW, tem capacidade para áudio 5.1
A empresa de radiodifusão pública alemã SWR, com sede em Stuttgart, está passando por um processo de atualização tecnológica para seus estúdios. O objetivo é simplificar os processos de produção e otimizar o uso de estúdios e salas de controle. Após a renovação do Emission Control 2, há alguns anos, a revisão completa da tecnologia no Estúdio 5 é o segundo projeto das novas medidas. Como parceiro de integração de sistemas de hardware e software, a SWR contou com os serviços da Broadcast Solutions. O projeto foi baseado em um conceito quase idêntico ao Estúdio 2, que reduziu ao mínimo o esforço de planejamento.
A sala de controle tem capacidade para áudio 5.1 e inclui um sistema de console Avid S6, ProTools e Sequoia como sistemas DAW, além de vários dispositivos de energia e efeitos de fonte. Três estúdios foram equipados com caixas de terminais móveis, oferecendo inúmeras opções de conexão, mesmo para configurações maiores. O design geral dos móveis permite métodos de trabalho flexíveis.
Além da tabela de console S6, existem duas mesas móveis adicionais para edição e produção, que podem ser movidas e, assim, organizadas de acordo com as necessidades da respectiva produção. Graças à sua renovação e novas tecnologias, o estúdio pode produzir mais produções do que nunca, mesmo com uma pessoa no local. O novo sistema ProTools oferece várias vantagens em conexão com outros estúdios e locais e compartilhamento de arquivos.
Agora é muito mais fácil para engenheiros e técnicos se orientarem rapidamente em todos os estudos. Isso, por sua vez, reduz os períodos de treinamento e a configuração dos fluxos de trabalho na operação diária da produção. Além disso, é possível uma implantação mais flexível da equipe, e os funcionários podem se desenvolver internamente com mais facilidade.
A renovação da tecnologia no Estúdio 5 da rádio também foi motivada pela decisão estratégica de manter e fortalecer as capacidades de produção no departamento de rádio e reportagem. A SWR espera um nível consistentemente alto de utilização da capacidade nos próximos anos. A sede da SWR agora tem dois estúdios com a mesma equipe técnica atualizada e bem posicionados para o futuro.