Home Reportagens Hispasat consolida sua liderança na América Latina com a aquisição da Axess Networks

Hispasat consolida sua liderança na América Latina com a aquisição da Axess Networks

Por Ricardo Batalha

A aquisição faz parte das ações definidas no Plano Estratégico 2020-25 da Hispasat, que visa tornar a empresa um fornecedor de soluções e serviços de satélite nos seus mercados alvo

A Axess Networks, operadora de teletransporte e provedora de serviços via satélite com presença na América Latina, Europa, Oriente Médio e África, foi comprada pela Hispasat. A aquisição faz parte das ações definidas no Plano Estratégico 2020-25 da Hispasat, que visa tornar a empresa um fornecedor de soluções e serviços de satélite nos seus mercados alvo. Da mesma forma, a operação supõe um maior envolvimento da Hispasat na cadeia de valor dos serviços geridos, proporcionando assim uma maior proximidade com o cliente, capacidade de adaptação e rápida evolução das suas soluções num setor que vive uma forte disrupção tecnológica.

Esta operação permitirá à Hispasat otimizar a sua oferta em segmentos como a extensão de redes celulares via satélite, redes de conectividade para clientes empresariais ou a digitalização de áreas remotas em países com grandes lacunas tecnológicas. Além disso, promoverá o desenvolvimento de soluções para mercados emergentes, como Internet das Coisas (IoT) ou 5G por satélite. Os benefícios dessa integração serão especialmente notáveis na América Latina, região na qual ambas as empresas concentram uma parte muito significativa de seus negócios.

A Axess Networks, reconhecida pela World Teleport Association como Independent Teleport of the Year 2021, possui uma infraestrutura composta pelos principais teleportos localizados na Alemanha, México e Colômbia e outras instalações no Peru, Chile ou Arábia Saudita. Da mesma forma, possui uma ampla base de clientes nos setores industrial e corporativo, vinculados a telecomunicações, petróleo e energia ou mineração, entre outros, com operações críticas em locais remotos. Esta aquisição não afetará as atividades realizadas pela Axess, visto que, após este acordo, manterá sua forma de atuação, sua gestão, equipes de trabalho e relacionamento com clientes e fornecedores.

A Hispasat recebeu assessoria do BBVA nesta operação, que, na pendência da obtenção das autorizações regulatórias pertinentes e demais condições precedentes, avalia 100% do capital da Axess Networks em 96 milhões de dólares.

Um horizonte ambicioso
Miguel Ángel Panduro, CEO da Hispasat, deu mais detalhes sobre este acordo, um novo passo na estratégia de crescimento da empresa de satélites. Para a Hispasat, este movimento “responde à colaboração cada vez mais necessária entre os atores do setor para atender às demandas de conectividade da sociedade”. “Nos últimos anos houve várias operações deste tipo no setor e nossa colaboração com a Axess nos permitirá alcançar uma ótima posição estratégica em duas áreas que apresentam grande potencial de crescimento em comunicações via satélite: América Latina e o mercado de comunicações via satélite B2B”, acrescenta.

Já o CEO da Axess Networks, Mauricio Segovia, encara a nova fase da empresa com otimismo, pois considera que esta integração significará “um enorme salto para a empresa, uma vez que representa um grande apoio de um dos players mais relevantes da indústria e nos permite integrar e fortalecer a proposta de valor conjunta para nossos mercados. Com esta operação, passamos a fazer parte de uma empresa líder que gera tendências no mercado e cujos projetos têm um claro background social”.

Sites relacionados:
https://axessnet.com/
https://www.hispasat.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados