É a primeira vez na Europa que um show de talento ao vivo em horário nobre é produzido em UHD com alta faixa dinâmica (HDR)
O Studio Berlin usou sua unidade móvel OB9, projetada e integrada pela Broadcast Solutions com tecnologia da Grass Valley, Sony e Riedel, para transmitir um show de talento ao vivo em horário nobre, em Ultra High Definition e com alta faixa dinâmica (HDR), pela primeira vez na Europa.
A nova unidade móvel OB9 da Studio Berlin encomendada pela UFA produziu a final da DSDS – Deutschland sucht den Superstar, uma franquia de show de talentos do Idol. A transmissão aconteceu simultaneamente em HD/SDR e UHD/HDR em dois canais da RTL na Alemanha.
Projetada e integrada pela Broadcast Solutions, a unidade móvel foi comissionada pelo Studio Berlin no início de 2017 para trabalhar em produções elaboradas em UHD e HDR de forma flexível e simples. Para a produção do final do programa, o OB9 foi colocado nos estudos MMC em Colonia e produziu o sinal UHD/HDR no local.
“Pela primeira vez na história da televisão, um ótimo programa no sábado à noite foi transmitido ao vivo em UHD/HDR. No caso de grandes espetáculos, com exibição de luz e teatro, o enorme potencial visual e emocional do novo padrão UHD/HDR é demonstrado. Sem a longa experiência do Studio Berlin na produção de programas de televisão ao vivo e seu conhecimento de Ultra Alta Definição, esta estreia não teria sido possível”, Matthias AlexandruErnst Feiler, diretor de tecnologia da UFA.
“Estamos enfrentando um grande desafio com a produção ao vivo da final do DSDS em UHD/HDR. No entanto, ao investir em nossa nova unidade OB9, estávamos tecnicamente bem preparados para o trabalho, e a unidade nos colocou em condições de implementar com sucesso esse fluxo de trabalho inovador. A competência do Studio Berlin na realização de grandes espetáculos de entretenimento foi outro fator que contribuiu para o sucesso da estreia europeia. O suporte de todos os fabricantes de hardware durante o planejamento e a implementação foi excepcional”, Nick Zimmermann, CEO do Studio Berlin.
Para Matthias Alexandru, diretor técnico do Studio Berlin, o aspecto técnico da produção, “a tarefa era produzir o sinal HD em seu fluxo de trabalho existente sem alterações durante a transmissão ao vivo. Portanto, o sinal UHD/HDR teve que ser gerado de forma independente. Para conseguir isso, decidimos separar completamente as produções dos sinais HD e UHD/HDR.”
Sinal HD/UHD simultâneo
A produção da final do DSDS foi realizada em paralelo a partir do controle permanente do MMC (HD/SDR) e da sala de controle do OB9 móvel (UHD/HDR). Como de costume, 13 câmeras foram usadas na final do DSDS. No entanto, agora as câmeras Grass Valley LDX 86N foram utilizadas. Para a produção do sinal HD e do equipamento na sala de controle fixa, esta foi a única mudança em relação às produções anteriores.
Estas câmeras transmitiam simultaneamente um sinal HD para a sala de controle do estúdio e um sinal UHD/HDR para controlar a unidade móvel do Studio Berlin. As XCUs das câmeras foram instaladas na sala de controle fixa, para garantir a conexão de comandos e do Tally, como de costume. As XCUs entregaram simultaneamente um sinal UHD/HDR e outro sinal HD/SDR. Isso permitiu que ambas as salas de controle tivessem acesso às mesmas câmeras.
O controle do LDX 86N ocorreu tanto na sala de controle fixa para o sinal HD quanto na sala de controle da unidade móvel para o sinal UHD/HDR. O conjunto de características da câmera permite uma mudança independente dos parâmetros do respectivo formato. Uma equipe de especialistas da Grass Valley esteve presente durante a instalação e produção, contribuindo para o sucesso da produção.
O sinal UHD/HDR foi transmitido ao vivo graças ao uso de equipamentos da Nevion Equipment para o CBC Cologne Broadcasting Centre em Colônia. Um mixer Karrera da Grass Valley usado na unidade móvel era controlado remotamente através da sala de controle fixa do estúdio. O uso manual ocorreu apenas em certas cenas do programa, como o uso de efeitos de vídeo digital. A edição do sinal de áudio também foi realizada na sala de controle do estúdio.
Durante a produção, o Studio Berlin contou com os monitores Sony BVM-X 300. Usando o sinal de retorno do satélite ao vivo, o equipamento da unidade móvel verificou a qualidade UHD com os monitores LG e Samsung UHD. Portanto, durante a produção, já era possível determinar como as televisões de diferentes fabricantes se comportariam na casa dos espectadores.
A unidade móvel OB9 foi desenvolvida pela Broadcast Solutions com base no conceito Streamline e projetada como uma unidade S16, combinando o uso das mais recentes tecnologias de fluxo de trabalho 4K/UHD, HDR e IP. A OB9 pode trabalhar nos formatos HD/SDR e UHD/HDR. Esta unidade é um dos primeiros modelos streamline em que a Broadcast Solutions incorporou a solução MediorNet da Riedel para processamento de vídeo, operando como uma rede de comunicações de backbone e roteamento de sinal distribuído com roteadores MetroN e sistemas multiviewer MicroN Standard +.