Trata-se dos mesmos ativos que a Walt Disney já havia feito uma oferta para adquirir no começo do ano
Uma grande reviravolta está para acontecer no conto de fadas da Disney e sua aquisição de todos os direitos intelectuais e operações da 21st Century FOX, anunciada no começo do ano. De acordo com fontes do setor bancário, a Comcast estaria levantando dinheiro para fazer uma oferta 17% maior para aquisição dos mesmos ativos.
Quando foi anunciada a oferta de aquisição da Fox pela Disney, a Commcast chegou a fazer uma oferta mais generosa, mas a proposta foi negada por receio de que a transação fosse barrada pela lei antitruste dos Estados Unidos. O que muda agora é que, com um possível desenrolar jurídico favorável à aquisição da Time Warner pela AT&T (que também tinha sido questionado), haveria precedente positivo para a oferta ser reconsiderada.
Um efeito colateral bastante perigoso, no entanto, é questão da Sky. Com sede europeia, a empresa já havia sido alvo de aliciamento pela Comcast, mas as autoridades britânicas impediram a compra, mais uma vez, por questões antitruste. Acontece que a FOX é exatamente a maior acionista da Sky, o que daria à Commcast, via compra de uma empresa Americana e longe da jurisdição Inglesa, o controle da operadora a nível global.
A ação envolvendo a AT&T e Time Warner deve receber uma sentença até o final do próximo mês. Até lá, a especulação continuará a reinar no mercado.